O número é 76% maior em relação ao ano passado, quando o exame foi reformulado. Em 2009, 47 mil vagas foram oferecidas pelo sistema integrado de vagas. A prova deste ano deve seguir o modelo consolidado no ano passado, com uma novidade: a aplicação de questões de língua estrangeira. As perguntas, inseridas na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, serão de inglês ou espanhol, conforme escolha do estudante.
"As questões de língua estrangeira não vão poder exigir muito", aposta Francisco Achcar, coordenador do curso e colégio Objetivo. Segundo o professor, uma das preocupações do Enem é não realçar o "abismo" educacional do Brasil. "E língua estrangeira é um dos pontos em que a diferença é maior."
Achcar acredita que as questões que cobrem conhecimentos de inglês ou espanhol venham com partes em português. "Não acho que vão cobrar longos textos, todo feito em outra língua." Outra novidade é a proibição do uso de lápis na resolução das questões. Segundo o Inep, responsável pela elaboração e aplicação da prova, o leitor ótico só faz a leitura das questões respondidas com caneta esferográfica preta.
Nos anos anteriores, alguns alunos usavam o lápis permitido para rascunho para anotar as respostas. "Agora, não podendo levar lápis, seguramente todos irão marcar o cartão e fazer a redação com caneta", disse o Inep, por meio de nota.
A prova deste ano também deve ter mais espaço para rascunhos. No ano passado, a falta de espaço para cálculos e anotações gerou reclamações entre os estudantes. O Inep informou que o problema será corrigido, mas não detalhou qual será o tamanho desse espaço a mais.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Rízia chora por estar acorrentada: 'Vontade de desistir'

Deputados do PSOL distribuem laranjas na chegada de Bolsonaro à Câmara

Pedreira caprichosa viraliza com trabalho detalhista e ganha novos clientes

O Boticário apresenta Quasar Brave, venha conferir no O Boticário em Fátima do Sul

Jovem que morou 5 anos nas ruas se forma em Direito

Maior superlua de 2019 iluminará o céu nesta terça, 19

Padre sertanejo acusado de ostentação cobra entrada de idosos para assistir programa

Adolescente é atropelada quando levava pai em cadeira de rodas, veja o vídeo

'Não consigo reconhecê-la', diz irmão de mulher espancada no 1° encontro
