Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Número de empregos na indústria cresce 66% em 5 anos, revela Fiems

27 Set 2010 - 12h47Por Diário MS
Com saldo de 1.236 empregos formais criados no mês de agosto deste ano, o setor industrial de Mato Grosso do Sul, composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública, registra aumento de 66% no número de estoque de empregos formais nos últimos cinco anos, saltando de 68.269 no ano base de 2005 para 113.100 nos primeiros oito meses deste ano, conforme levantamento do Radar Industrial da Fiems com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.
O resultado observado em agosto permitiu ao setor industrial de Mato Grosso do Sul alcançar o maior estoque de empregos formais já registrados para o mês nos últimos 15 anos, mantendo, dessa forma, a parcela de 21% de todo o emprego formal existente em Mato Grosso do Sul, ficando atrás somente dos setores de serviços (25%) e da administração pública (24%), com um total de 137,9 mil e 130,7 mil empregos formais, respectivamente, e na frente do comércio, com 101,1 mil, e da agropecuária, com 64,4 mil. Hoje, com o saldo acumulado no ano, Mato Grosso do Sul obteve a marca de 547,4 mil postos formais de trabalho, indicando uma elevação equivalente a 6,16% sobre o estoque total verificado ao fim de 2009.
Na avaliação do Radar da Fiems, em 2010, o setor industrial sul-mato-grossense vem acumulando sucessivos recordes, alcançando, deste modo, a cada mês, o maior estoque de empregos formais já obtidos ao longo de sua série histórica. Ainda conforme o Radar da Fiems, com esse crescimento de 66% em cinco anos, o setor industrial ampliou ainda mais a sua evolução acumulada na comparação com os setores de serviços, que registrou alta de 38% no mesmo período, do comércio, com aumento de 26%, da agropecuária, com elevação de 17%, e da administração pública, que subiu 13%.
No caso do emprego formal de todos os setores da economia em Mato Grosso do Sul, o índice de evolução alcançou ascensão de 31% de 2005 a até agosto de 2010. Constata-se, deste modo, que no período compreendido, o ritmo de expansão do emprego formal na indústria em Mato Grosso do Sul foi 27% maior que o apresentado pelo conjunto da economia estadual. Na mesma comparação, em relação aos segmentos de serviços, comércio, agropecuária e administração pública, o ritmo de expansão da indústria foi maior em 20%, 31%, 41% e 47%, respectivamente.
Por fim, na comparação com o mês imediatamente anterior, o índice de evolução do emprego formal na indústria, comércio, serviços e administração pública elevaram-se em 1,1%, 0,7%, 0,5% e 0,1%, respectivamente, enquanto na agropecuária, na mesma comparação, apresentou uma redução equivalente a 1%. Ainda com o desempenho verificado em agosto, o segmento industrial mantém sua elevada participação sobre o saldo total de empregos formais criados, no ano, em Mato Grosso do Sul.
Para se ter idéia, de janeiro a agosto deste ano, as indústrias sul-mato-grossenses geraram 9.798 novos postos formais de trabalho, o que corresponde a 41% do total de novos empregos gerados no Estado. Na seqüência, aparecem os setores de serviços, com 7.721 vagas ou 32%, agropecuária, com 3.551 vagas ou 15%, e o comércio, com 2.771 vagas ou 12% do total de novos empregos criados em 2010.
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro