Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Número de casos de Aids em Dourados tem aumento de 17,4%

14 Ago 2007 - 13h50

O SAE (Serviço de Atendimento Especializado) de Dourados registrou 30 novos casos de Aids entre janeiro e julho deste ano na cidade, sendo que a maioria dos pacientes tem entre 20 a 35 anos de idade. No primeiro semestre deste ano foram 27 casos ou 17,4% a mais que no mesmo período do ano passado.

Desde que foram implementados na cidade em 1989, o SAE e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) já atenderam 800 pessoas infectadas com o vírus HIV que provoca a Aids, sendo que 156 abandonaram o tratamento ou foram transferidas. Outras 556 continuam em tratamento e 262 estão fazendo uso do coquetel de medicamentos que combate os sintomas e doenças oportunistas que tomam conta do organismo indefeso.

Entre os pacientes, há sete crianças e pré-adolescentes, que contraíram da doença da mãe gestante portadora do vírus. Outras 135, nascidas de mães soropositivas, foram negativadas, ou seja, venceram a doença antes de completarem dois anos de idade, graças ao fortalecimento natural do sistema imune, explica a diretora do SAE, Vanda Assad.

Entre os pacientes que recebem atendimento, em torno de 300 são portadores do HIV mas não manifestaram os sintomas ainda, no entanto, podem transmitir a Aids através de relação sexual de todo tipo, do uso compartilhado de agulhas e outros materiais perfurantes, e de transfusão de sangue contaminado.

Com a inauguração da nova sede, o SAE espera otimizar o atendimento, acomodando melhor e reduzindo o tempo de espera dos pacientes de Aids e outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Vanda diz que a Aids está se tornando mais feminilizada e isso significa que cada vez mais mulheres são infectadas, especialmente as casadas ou que têm apenas um parceiro e dispensam o uso de preservativos.

Até há uma década, uma mulher a cada dois homens contraíam o vírus. Hoje empata, inclusive na região da Grande Dourados. A Aids também está mais presente em meio à população jovem e na Terceira Idade. No primeiro caso, o aumento do índice de alcoolismo é determinante, diz Vanda Assad. "Quando fazem uso de bebidas alcóolicas, os jovens simplesmente negligenciam e deixam de usar a camisinha".

O resultado pode ser uma gravidez precoce, não planejada, mãe portadora do vírus e obrigada a tomar o medicamento até o parto. Ela não vai poder amamentar o bebê, que corre o risco de nascer infectado. Na população mais experiente, a Aids ronda cada vez mais. Além da resistência ao preservativo, a chegada dos medicamentos contra a impotência vêm incentivando as relações entre pessoas com idade acima de 60 anos, que se mantiveram sexualmente ativos ou retomaram a vida sexual.

Os quatro casos de Aids registrados no ano passado, em Dourados, confirmam que a epidemia de AIDS está envelhecendo no país, além de acometer cada vez mais as populações pobres, marginalizadas e inclusive indígenas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 1995 e 2005, os casos saltaram de 824 para 1.930. Em 1996, a cada 100 mil homens com idade entre 50 e 59 anos, 18,2 tinham o diagnóstico da doença.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS