Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 17 de junho de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
CALOTES

Número de calotes no cheque é o menor desde 2005

21 Set 2010 - 05h33Por R7

O número de cheques sem fundos emitidos caiu em agosto para o menor patamar em mais de cinco anos. Uma pesquisa da consultoria Serasa Experian mostra que, dos 94,9 milhões de cheques compensados, cerca de 1,5 milhão voltou, ou 1,62% do total. Esse número é o menor desde fevereiro de 2005.

De acordo com a pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (20), esse foi o menor volume de cheques devolvidos desde agosto 2004 se forem considerados somente os dados de agosto. No mesmo mês de 2009, dos 101,2 milhões de cheques compensados, 1,9 milhão teve calote.

A Serasa verificou que o uso dos cheques diminuiu entre agosto do ano passado e o de 2010: o número de compensados recuou 9,3%, enquanto o de devolvidos caiu 26,5%.

De janeiro a agosto de 2010, a inadimplência também mostrou dados positivos. Dos mais de 747,5 milhões compensados, pouco mais de 13,6 milhões ficaram sem fundos. A taxa de devolução foi de 1,82%, a menor para os oito primeiros meses desde 2004.

No mesmo período do ano passado, a inadimplência estava em 2,25%. Os economistas da Serasa Experian dizem que o consumidor está utilizando esse meio de pagamento com mais cuidado.

- Diante do endividamento crescente e dos juros mais altos, os consumidores buscam alternativas de crediário com prazos mais longos para suas compras, para reduzir o valor das prestações, utilizando outros meios de financiamento que não o pré-datado.

A perspectiva é de que a inadimplência com cheques continue caindo gradualmente, podendo sofrer algumas pressões com as promoções do Dia das Crianças e das festas de final de ano.

 

De janeiro a agosto, o Amapá foi o Estado com o maior percentual de cheques devolvidos (11,26%). São Paulo, por sua vez, foi o que teve o menor percentual (1,38%). Entre as regiões, o Norte teve o maior número de devoluções de cheques nos oito primeiros meses do ano, com 4,10%. Na outra ponta do ranking está o Sudeste, com 1,49%.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO
Marido da deputada é morto a tiros
MULHER DO PRESIDENTE
Esposa de Jair Bolsonaro cai na internet, fotos íntimas são exibidas e todos ficam sem acreditar
DOURADOS - MANIFESTAÇÕES
Dono da Havan manda 'recado' a manifestantes após protesto em frente a loja de Dourados
VENENOSA
Agricultor é picado por cobra jararaca
FORÇA DE VONTADE
Advogado que pedia emprego na rua é contratado e ganha pós-graduação
CASO DE POLÍCIA
Filho mata a mãe e rouba seu cartão para comprar cocaína
EQUIPARADO AO RACISMO
Agora Homofobia é crime, STF criminaliza
DOENÇA DO SÉCULO
Jovem de 19 anos com depressão comete suicídio e choca cidade
REVOLTANTE
Filho é preso por ficar com aposentadoria e manter pais idosos morando em situação de miséria
BARBÁRIE
Nus e amarrados, corpos de três jovens são encontrados mortos em matagal