Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 24 de junho de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Número de calotes no cheque é o menor desde 2005

20 Set 2010 - 13h15Por R7

O número de cheques sem fundos emitidos caiu em agosto para o menor patamar em mais de cinco anos. Uma pesquisa da consultoria Serasa Experian mostra que, dos 94,9 milhões de cheques compensados, cerca de 1,5 milhão voltou, ou 1,62% do total. Esse número é o menor desde fevereiro de 2005.
 
De acordo com a pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (20), esse foi o menor volume de cheques devolvidos desde agosto 2004 se forem considerados somente os dados de agosto. No mesmo mês de 2009, dos 101,2 milhões de cheques compensados, 1,9 milhão teve calote.
 
A Serasa verificou que o uso dos cheques diminuiu entre agosto do ano passado e o de 2010: o número de compensados recuou 9,3%, enquanto o de devolvidos caiu 26,5%.

De janeiro a agosto de 2010, a inadimplência também mostrou dados positivos. Dos mais de 747,5 milhões compensados, pouco mais de 13,6 milhões ficaram sem fundos. A taxa de devolução foi de 1,82%, a menor para os oito primeiros meses desde 2004.

No mesmo período do ano passado, a inadimplência estava em 2,25%. Os economistas da Serasa Experian dizem que o consumidor está utilizando esse meio de pagamento com mais cuidado.

- Diante do endividamento crescente e dos juros mais altos, os consumidores buscam alternativas de crediário com prazos mais longos para suas compras, para reduzir o valor das prestações, utilizando outros meios de financiamento que não o pré-datado.

A perspectiva é de que a inadimplência com cheques continue caindo gradualmente, podendo sofrer algumas pressões com as promoções do Dia das Crianças e das festas de final de ano.

De janeiro a agosto, o Amapá foi o Estado com o maior percentual de cheques devolvidos (11,26%). São Paulo, por sua vez, foi o que teve o menor percentual (1,38%). Entre as regiões, o Norte teve o maior número de devoluções de cheques nos oito primeiros meses do ano, com 4,10%. Na outra ponta do ranking está o Sudeste, com 1,49%.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Filho de Angélica e Luciano Huck sofre acidente com wakeboard em Ilha Grande
DUPLO ASSASSINATO
Criança vê execução de pai e mãe em menos de 6 meses
COPA AMÉRICA
Brasil joga bonito, goleia Peru e se classifica em primeiro, veja os gols
SELFIE MORTAL
Jovem morre ao tentar tirar selfie na estação de trem do Riachuelo
CIGARRO ELETRÔNICO
Narguilé explode e jovem tem 60% do corpo queimado em festa
SOB INVESTIGAÇÃO
Menina de um ano morre e IML aponta agressão física como causa da morte
CASO NEYMAR
Caso Neymar: Polícia francesa recupera imagens de hotel
MUNDO DA MÚSICA
Ludmilla posta foto de biquíni ao lado da namorada e faz declaração
JUSTICEIROS
Revoltados, moradores ateiam fogo em casa de bebê morto. Pai, mãe e avó estão presos
MILIONARIO
Apostador de Osasco-SP acerta dezenas e leva R$ 124 milhões da Mega-Sena