Menu
SADER_FULL
segunda, 21 de janeiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Novo Horizonte fez cursos de derivados da mandioca

22 Ago 2007 - 12h30
A prefeitura de Novo Horizonte do Sul, através da Secretaria Agricultura, realizou na semana passada mais um curso voltado para as pequenas produtoras rurais do município.
Desta vez, o curso escolhido foi o de produção caseira de derivados da mandioca, e realizado no recinto de festas da comunidade linha da figueira. O secretario João Mesari fez a abertura do curso, foi ministrado pela instrutora do Senar, Bernadete do Nascimento, de Ivinhema (MS).
A capacitação tem 40 horas-aula, onde os 15 participantes vão conhecer e aplicar as técnicas adequadas na produção caseira de derivados de mandioca, participando efetivamente de atividades teóricas e práticas. o curso teve encerramento na ultima sexta feira e contou com a presença do prefeito Marcílio da primeira dama Andréa Cleto Benedito, secretários municipais e os vereadores Ísaias dos Santos e Joaquim Vieira
O prefeito Marcílio durante o encerramento disse que gostaria muito que as mulheres formassem um grupo e descem continuidade a este projeto visando revender a produção para o comercio local contribuindo assim para geração de renda.
Programa

O conteúdo programático do curso é o seguinte: considerações gerais sobre a mandioca: origem, variedades, valor nutritivo e colheita; cuidados na manipulação de alimentos: higiene pessoal, higiene ambiental, higiene dos vasilhames e segurança no trabalho; técnicas para a produção de polvilho doce e azedo; técnicas para a produção de farinha de mesa; aproveitamento da entrecasca da mandioca: bife e palmito.
Técnica para a produção de biscoitos: biscoito doce de polvilho, sequilhos, rosquinha de nata e biscoito de vento; Técnica para a produção de pães, bolos e tortas: pão de mandioca, pão de queijo, bolo de mandioca, cuca, torta salgada e chipa de nata; técnica para a produção de salgadinhos: coxinha, croquetes, charutinhos, bolinho rápido de mandioca e bolinho de folha de mandioca;Técnica para a produção de doces: bom-bocado, pudim e beijinho, Medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e cidadania.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física
CASO DE POLÍCIA
Rapaz morre em pátio de motel
MINISTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Ministra Tereza Cristina garante fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar
PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação
LUTO NA MÚSICA
Marcelo Yuka, fundador do Rappa morre aos 53 anos
ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos