Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Nova Andradina terá palestra sobre regularização ambiental

27 Jul 2010 - 15h18Por Dourados News

A Prefeitura de Nova Andradina promove nesta quarta-feira,(29) palestra sobre regularização ambiental da propriedade rural.

Seguindo determinação do prefeito Gilberto Garcia (PMDB), a Semdi (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado) está trazendo para Nova Andradina o engenheiro Adolfo Dalla Pria, Especialista em Conservação e Agronegócio da ONG The Nature Conservancy  instituição que já implantou em vários municípios brasileiros projetos de regularização ambiental, com destaque para o que vem sendo realizado em Lucas do Rio Verde, no Estado de Mato Grosso.

A palestra acontece no plenário da Prefeitura Municipal (antiga Câmara), com início previsto para as 13h30, com entrada franca.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Integrado, Fábio Selhorst, a ideia de trazer o tema proposto para discussão baseia na constatação de que as pressões oriundas da legislação ambiental e do mercado não deixam aos produtores rurais outro caminho se não a busca pela regularização ambiental de suas propriedades, restando tentar fazê-lo de maneira economicamente viável e que possa se transformar em vantagem competitiva para os produtores, para a agroindústria local e para o município.

“Espera-se reduzir os custos da regularização em função de o trabalho ser feito de forma coletiva, o que deve possibilitar menores despesas com serviços técnicos e taxas cobradas por órgãos como o IMASUL.

As vantagens competitivas seriam resultantes da iniciativa de mobilização das partes envolvidas e do compromisso de encaminhar solução para os problemas identificados, o que certamente contribuiria para que a produção do município estivesse livre de entraves ambientais e, consequentemente, com acesso aos melhores mercados e maiores valores de comercialização”, analisa Fábio.

Outra vantagem de se elaborar um programa conjunto é a possibilidade de acessar a diversas linhas de financiamento - em especial do Governo Federal, de instituições privadas (nacionais e estrangeiras) e de ONGs – e, desta forma, financiar atividades que vão desde o diagnóstico até a recuperação de áreas degradadas e reposição florestal, entre outras.

A possibilidade de associar a imagem do município à responsabilidade ambiental também é um excelente motivo para se implantar um programa como este. “A realização de um programa deste tipo seria uma grande oportunidade para que Nova Andradina mantenha seu lugar de destaque na questão do desenvolvimento sustentável e, com isso, atraia ainda mais investimentos para o município com ganhos econômicos e de qualidade de vida para a população”, conclui o secretário.

O prefeito Gilberto Garcia, por sua vez, desde que assumiu o seu mandato, vem trabalhando em projetos para o desenvolvimento sustentável, como o Polo de Desenvolvimento Sustentável de Nova Andradina e região, que vem sendo coordenado pela Semdi, além de projetos para a preservação ambiental. “Juntos, iremos avançar cada vez mais”, declara o prefeito.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS