Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 24 de junho de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Nova Andradina terá palestra sobre regularização ambiental

27 Jul 2010 - 15h18Por Dourados News

A Prefeitura de Nova Andradina promove nesta quarta-feira,(29) palestra sobre regularização ambiental da propriedade rural.

Seguindo determinação do prefeito Gilberto Garcia (PMDB), a Semdi (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado) está trazendo para Nova Andradina o engenheiro Adolfo Dalla Pria, Especialista em Conservação e Agronegócio da ONG The Nature Conservancy  instituição que já implantou em vários municípios brasileiros projetos de regularização ambiental, com destaque para o que vem sendo realizado em Lucas do Rio Verde, no Estado de Mato Grosso.

A palestra acontece no plenário da Prefeitura Municipal (antiga Câmara), com início previsto para as 13h30, com entrada franca.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Integrado, Fábio Selhorst, a ideia de trazer o tema proposto para discussão baseia na constatação de que as pressões oriundas da legislação ambiental e do mercado não deixam aos produtores rurais outro caminho se não a busca pela regularização ambiental de suas propriedades, restando tentar fazê-lo de maneira economicamente viável e que possa se transformar em vantagem competitiva para os produtores, para a agroindústria local e para o município.

“Espera-se reduzir os custos da regularização em função de o trabalho ser feito de forma coletiva, o que deve possibilitar menores despesas com serviços técnicos e taxas cobradas por órgãos como o IMASUL.

As vantagens competitivas seriam resultantes da iniciativa de mobilização das partes envolvidas e do compromisso de encaminhar solução para os problemas identificados, o que certamente contribuiria para que a produção do município estivesse livre de entraves ambientais e, consequentemente, com acesso aos melhores mercados e maiores valores de comercialização”, analisa Fábio.

Outra vantagem de se elaborar um programa conjunto é a possibilidade de acessar a diversas linhas de financiamento - em especial do Governo Federal, de instituições privadas (nacionais e estrangeiras) e de ONGs – e, desta forma, financiar atividades que vão desde o diagnóstico até a recuperação de áreas degradadas e reposição florestal, entre outras.

A possibilidade de associar a imagem do município à responsabilidade ambiental também é um excelente motivo para se implantar um programa como este. “A realização de um programa deste tipo seria uma grande oportunidade para que Nova Andradina mantenha seu lugar de destaque na questão do desenvolvimento sustentável e, com isso, atraia ainda mais investimentos para o município com ganhos econômicos e de qualidade de vida para a população”, conclui o secretário.

O prefeito Gilberto Garcia, por sua vez, desde que assumiu o seu mandato, vem trabalhando em projetos para o desenvolvimento sustentável, como o Polo de Desenvolvimento Sustentável de Nova Andradina e região, que vem sendo coordenado pela Semdi, além de projetos para a preservação ambiental. “Juntos, iremos avançar cada vez mais”, declara o prefeito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Filho de Angélica e Luciano Huck sofre acidente com wakeboard em Ilha Grande
DUPLO ASSASSINATO
Criança vê execução de pai e mãe em menos de 6 meses
COPA AMÉRICA
Brasil joga bonito, goleia Peru e se classifica em primeiro, veja os gols
SELFIE MORTAL
Jovem morre ao tentar tirar selfie na estação de trem do Riachuelo
CIGARRO ELETRÔNICO
Narguilé explode e jovem tem 60% do corpo queimado em festa
SOB INVESTIGAÇÃO
Menina de um ano morre e IML aponta agressão física como causa da morte
CASO NEYMAR
Caso Neymar: Polícia francesa recupera imagens de hotel
MUNDO DA MÚSICA
Ludmilla posta foto de biquíni ao lado da namorada e faz declaração
JUSTICEIROS
Revoltados, moradores ateiam fogo em casa de bebê morto. Pai, mãe e avó estão presos
MILIONARIO
Apostador de Osasco-SP acerta dezenas e leva R$ 124 milhões da Mega-Sena