Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 22 de janeiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Nézinho e Sindicato Rural leva curso de Doma Racional a Jateí

23 Mai 2007 - 14h15

O vereador da Câmara Municipal de Jateí, Manoel Pinheiro de Andrade (PMDB), juntamente com o Sindicato Rural do Município, através de seu presidente José Pereira, realizou no município de Jateí por intermédio do SENAR, um curso de Doma Racional entre os dias 08 à 12 de maio de 2007. O curso foi ministrado pelo professor Antonio Carlos, o popular “Tonho Americano”. O Curso com duração de 05 dias ensinou os alunos como educar os animais para a lida do seu dia-a-dia, tanto na parte teórica como na pratica.

 

O curso abrangeu funcionários de 14 fazendas do Município de Jateí e um morador do Distrito de Nova Esperança, as fazendas que participaram do curso são: Fazenda São Luiz, Fazenda Dona Ida, Fazenda Paquetá, Fazenda Arco 3, Fazenda Coqueiro, Fazenda Santa Adriana, Fazenda Recanto, Fazenda Rose, Sitio São Joaquim e Sitio São João.

 

Segundo o professor Tonho Americano, a Doma Racional é uma nova modalidade de lidar com o cavalo. Ele observa que a técnica se diferencia da tradicional porque o cavalo é conquistado pelo homem, baseado nos conhecimentos naturais do animal. Na tradicional o animal é dominado pela força do homem.

 

Durante o curso, o instrutor passou informações das características do cavalo e o método de doma racional. “O curso tem como objetivo criar pessoas aptas para o manejo e a lida com cavalos assim como, iniciar um potro como cavalo de sela e treiná-lo para qualquer modalidade de esporte, trabalho ou lazer, com conhecimentos específicos, técnicos, culturais e práticos”. Destacou Tonho Americano.

 

No curso de Doma Racional os princípios de não violência, repetição, recompensa, progressividade, continuidade e ritmo são destacados. Além disso, estudam-se os arreamentos, embocaduras, rotina de higienização dos animais e orienta-se sobre as formas de apresentação ao cabresto (halter) para leilões e exposições. Outro enfoque do curso é de como montar o animal parado e em movimento, maneira correta de encilhar e ainda, as principais doenças dos eqüinos.

 

 

 

Fátima News

Deixe seu Comentário

Leia Também

CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes
GUERRA NO RJ II
Parentes de mortos durante chacina em São Gonçalo e Itaboraí dizem que vítimas eram inocentes
GUERRA NO RJ
Chacina deixa pelo menos 7 mortos na Região Metropolitana do Rio
BBB 19
Famosos protestam contra Maycon por agredir animais e mãe o defende: 'Não é um monstro'
MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física
CASO DE POLÍCIA
Rapaz morre em pátio de motel
MINISTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Ministra Tereza Cristina garante fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar
PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação