Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 19 de setembro de 2018
SADER_FULL
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Negros e brancos morrem por causas diferentes

27 Dez 2004 - 07h22
Negros e brancos no Brasil têm causas de mortalidade diferentes: enquanto um em cada quatro negros morrem por causas externas, como homicídios, acidentes e suicídio, entre os brancos a causa mais freqüente é de morte devido a doenças circulatórias.

Os dados foram divulgados ontem pelo Ministério da Saúde. De acordo com o estudo, 25,6% dos negros de todas as idades morrem por causas externas. Quase metade dessas mortes é por homicídio, segundo a análise coordenada pelo economista Marcelo Paixão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As doenças circulatórias respondem por 21,8% das mortes. Entre brancos, as doenças circulatórias respondem 28,1% das mortes, enquanto as causas externas respondem por 16% do total de mortes.

O estudo coletou os dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde para 1998, 1999 e 2000, informa o jornal O Globo.

Homicídios
Nas mortes por causas externas, os homicídios representam 12,3% do total de mortes dos homens negros, enquanto entre brancos a proporção de homicídios é de apenas 5,5% das mortes.

Do total de mortes de jovens negros entre 15 e 25 anos, 52,1% são por homicídio. Entre brancos, a taxa é de 38,1%. Os acidentes de trânsito são mais freqüentes entre jovens brancos (20,5%) que negros (11,1%).

"Descobrimos que há, sim, diferenças raciais na hora de morrer, e não por causa de uma doença específica de um grupo, mas porque os negros, que vivem em situação socioeconômica pior, têm acesso mais restrito e precário ao sistema de saúde", afirma Marcelo Paixão, também coordenador do Observatório Afro-Brasileiro.

 

Terra Redação

Deixe seu Comentário

Leia Também

ALCOOLISMO
Menino de 9 anos é expulso de casa pela mãe alcoólatra por se recusar a roubar, no DF
LATROCINIO
Tentativa de assalto termina com pai morto e filho baleado
MENOR INFRATOR
Cobradora é apedrejada em assalto e adolescente é detido pela 4ª vez
FAMOSIDADES
Justiça condena Deborah Secco por desvio de dinheiro público
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Severo vai morar com mendigos e vira vizinho de Agenor
CLUELDADE
Por mãe estar sem o celular, ladrão dá facada em bebê de 3 meses
ECONOMIA
Mercado financeiro já trabalha para traçar cenários sem Bolsonaro
PROCURA-SE
Adolescente desaparece e família recebe ligação misteriosa
TRAGÉDIA
Jovens irmãos morrem em grave acidente; caminhonete chegou a se partir ao meio
FAMOSIDADES
Justiça decreta prisão de Dado Dolabella por insulto à ex mulher