Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Negociação com professores pode gerar 1ª greve do Governo André

3 Mai 2007 - 17h30
A declaração do governador André Puccinelli (PMDB) de que não vai conceder reajuste salarial aos 63 mil servidores estaduais neste ano pode provocar a primeira greve-geral do funcionalismo estadual na atual administração. A ameaça começou a ganhar força com a mobilização dos sindicatos que representam os servidores, como a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e o Sindsad (Sindicato dos Servidores das Secretarias de Trabalho , Assistência Social e Economia Solidária, de Saúde e de Administração ), que já buscam, primeiramente, um diálogo com o governo do Estado para só depois partir para a radicalização no caso de as negociações não avançarem.

Ontem o presidente do Sindsad, Eduardo Ferreira Bittencourt, disse que a princípio o governadordeveria chamar as entidades representantes do funcionalismo para conversar em vez de avisar que não pretende conceder reajuste salarial em 2007. Hoje foi a vez do presidente da Fetems, Jaime Teixeira, deixar claro, após reunião com os secretários estaduais Mário Sérgio Lorenzeto (Fazenda), Thiê Igushi (Administração) e Nilene Badeca (Educação), que a categoria não aceitará ficar sem aumento salarial neste ano e exige pelo menos a reposição da inflação do período – que seria de 3,02%, conforme ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) dos últimos 12 meses.

“Na reunião de hoje deixamos claro que não vamos abrir mão da reposição salarial para recuperar as perdas com a inflação. Até porque, defasagem de inflação não é reajuste salarial, é o mínimo que o Estado pode fazer”, salientou Jaime Teixeira, completando que a reposição salarial exigida pela categoria “é um dever do Estado” para recuperar o poder aquisitivo do servidor público estadual.

Jaime destacou que os professores vão lutar para que essa correção da inflação seja liberada já na data-base da categoria que é neste mês. De acordo com ele, a Fetems possui extensas pautas de reivindicações para serem tratadas com o governo do Estado no decorrer deste ano com questões que se referem a assuntos administrativos, salariais e pedagógicos.

Nos próximos dias, uma nova reunião deve ser realizada com o secretariado de André Puccinelli para discutir questões relativas à classe educacional, mas ainda não há uma data agendada. “Esta foi a primeira reunião de uma série que ainda vamos ter com o governo estadual”, informou Jaime, sem adiantar se a categoria já estaria preparando uma greve para pressionar o governo do Estado.
 
 
Mídia Max
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS