Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 17 de junho de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

ndividamento afeta 59,2% das famílias brasileiras

16 Set 2010 - 17h12Por
O percentual de famílias endividadas no país chegou a 59,2% em setembro deste ano, praticamente o mesmo índice registrado no mês anterior, de 59,1%. O dado faz parte da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada hoje (16) pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

A média de famílias endividadas no terceiro trimestre deste ano foi de 58,7%, superior à do segundo trimestre, que foi de 56,9%. De acordo com o economista da CNC Bruno Fernandes, o nível de endividamento do trimestre aumentou devido a um reaquecimento da economia nesse período, depois de uma desaceleração.

“Esse crescimento forte da renda nos últimos meses favorece as pessoas a consumir mais. Também há uma grande oferta de crédito, com seu alongamento, e uma queda das taxas de juros. Mesmo com o aperto monetário do Banco Central, nos últimos meses, não houve uma aceleração tão forte da taxa. Pelo contrário, houve até uma queda. Isso faz com que as pessoas consumam mais”, disse Fernandes.

Segundo a pesquisa, o cartão de crédito é o principal tipo de dívida para 71,5% das famílias que não conseguem pagar suas contas. Outras formas de dívidas são os carnês (24,6%) e o crédito pessoal (10,7%). Apesar do alto índice de endividamento, segundo a pesquisa, apenas 9,0% das famílias não terão condições de pagar suas contas.

Outra pesquisa divulgada hoje pela CNC mostra que a intenção de consumo das famílias brasileiras cresceu 0,6% em setembro. É a quinta alta consecutiva do índice, que fechou o terceiro trimestre com um aumento de 1,7% em relação ao trimestre anterior.

A Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias mostra que as mais pobres estão mais otimistas com suas intenções de consumo (alta de 0,8% em setembro) do que as mais ricas (queda de 0,8%).

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO CRUEL
O massacre do menino Rhuan e o silêncio da grande mídia
FAMOSIDADES
Homem discute com mulher e mata bebê de quatro meses
SOLIDARIEDADE
Bebê nasce sem os olhos e mobiliza cidade do Paraná
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai mata filho de quatro anos e se mata por não aceitar fim do relacionamento
ASSASSINATO
Marido da deputada é morto a tiros
MULHER DO PRESIDENTE
Esposa de Jair Bolsonaro cai na internet, fotos íntimas são exibidas e todos ficam sem acreditar
DOURADOS - MANIFESTAÇÕES
Dono da Havan manda 'recado' a manifestantes após protesto em frente a loja de Dourados
VENENOSA
Agricultor é picado por cobra jararaca
FORÇA DE VONTADE
Advogado que pedia emprego na rua é contratado e ganha pós-graduação
CASO DE POLÍCIA
Filho mata a mãe e rouba seu cartão para comprar cocaína