Menu
SADER_FULL
sexta, 21 de setembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Murilo quer prioridade para votação do aumento da FPM

8 Dez 2004 - 15h29
O deputado federal Murilo Zauith (PFL/MS) defendeu hoje que o Congresso Nacional coloque imediatamente em votação o aumento do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Mais de 5 mil prefeitos estarão em Brasília, nesta quarta-feira, para pedir o aumento da alíquota do Fundo de 22,5 para 23,5%.

"A elevação em 1% do FPM representa uma receita, ainda neste exercício, da ordem de R$ 1,2 bilhão", revelou Murilo. Ele acrescentou que esse recurso "extra" significa para muitos municípios poder pagar em dia seus servidores, arcar com as despesas do décimo terceiro salário, ou mesmo, cumprirem o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal, além de, a médio e longo prazos, realizarem alguns investimentos que as cidades necessitam.

Segundo o deputado pefelista, no governo Lula, a liberação de transferências voluntárias para os municípios caiu drasticamente e os repasses do FPM, com a retração econômica no ano passado, tiveram uma redução de cerca de 45%. "O que estamos assistindo com a proposta de Reforma Tributária que tramita no Congresso é uma concentração ainda maior da arrecadação em poder da União", advertiu.

Depois de ressaltar que a Constituição de 1988 estabeleceu a participação dos estados no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e no Imposto de Renda (IR), Murilo explicou que o governo Federal, para fugir desses impostos, começou a criar taxas e contribuições. "E hoje o Brasil é o terceiro país do mundo de maior carga tributária, mas esse dinheiro está sendo usado como superávit para o pagamento de juros da dívida externa e não está chegando às famílias que precisam de escola, creche, saúde, asfalto entre outros, na sua cidade", criticou Murilo.

 

 

Fátima News

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSALTANTE
Preso confessou que matou a ex em cela da cadeia
DISPUTA ACIRRADA
Nova pesquisa mostra empate técnico entre Haddad e Bolsonaro
SELEÇÃO BRASILEIRA
Gabriel Jesus retorna para a Seleção
LOTERIA
Mega-Sena acumula novamente e pode pagar prêmio de R$ 22 milhões
HORÁRIO DE VERÃO 2018
Horário de Verão pode ser extinto em todo território nacional
EDUCAÇÃO
‘Desejo continuar com a minha profissão, mas temo pela minha vida’, diz professor agredido em aula
SOB INVESTIGAÇÃO
Jovem é encontrada morta dentro do quarto e esposo está desaparecido
MORTE NO DETRAN
Jovem sofre parada cardíaca durante prova para tirar CNH
REALITY SHOW
‘A fazenda’: conheça os 16 participantes da nova edição
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Laureta é presa por causa de armação de Luzia