Menu
SADER_FULL
segunda, 18 de junho de 2018
PASSARELA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Murilo quer prioridade para votação do aumento da FPM

8 Dez 2004 - 15h29
O deputado federal Murilo Zauith (PFL/MS) defendeu hoje que o Congresso Nacional coloque imediatamente em votação o aumento do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Mais de 5 mil prefeitos estarão em Brasília, nesta quarta-feira, para pedir o aumento da alíquota do Fundo de 22,5 para 23,5%.

"A elevação em 1% do FPM representa uma receita, ainda neste exercício, da ordem de R$ 1,2 bilhão", revelou Murilo. Ele acrescentou que esse recurso "extra" significa para muitos municípios poder pagar em dia seus servidores, arcar com as despesas do décimo terceiro salário, ou mesmo, cumprirem o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal, além de, a médio e longo prazos, realizarem alguns investimentos que as cidades necessitam.

Segundo o deputado pefelista, no governo Lula, a liberação de transferências voluntárias para os municípios caiu drasticamente e os repasses do FPM, com a retração econômica no ano passado, tiveram uma redução de cerca de 45%. "O que estamos assistindo com a proposta de Reforma Tributária que tramita no Congresso é uma concentração ainda maior da arrecadação em poder da União", advertiu.

Depois de ressaltar que a Constituição de 1988 estabeleceu a participação dos estados no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e no Imposto de Renda (IR), Murilo explicou que o governo Federal, para fugir desses impostos, começou a criar taxas e contribuições. "E hoje o Brasil é o terceiro país do mundo de maior carga tributária, mas esse dinheiro está sendo usado como superávit para o pagamento de juros da dívida externa e não está chegando às famílias que precisam de escola, creche, saúde, asfalto entre outros, na sua cidade", criticou Murilo.

 

 

Fátima News

Deixe seu Comentário

Leia Também

APOCALIPSE
Ricardo (Sérgio Marone) autoriza que um navio de fugitivos seja bombardeado
LUTO NA TV
Morre o ator Fábio Tomasini, de 'Belíssima'
MONSTRO
Padrasto é preso por espancar e causar a morte de enteada de 3 anos
APELO PELA SAÚDE
MC Pikachu, internado com hidrocefalia, faz apelo: 'Rezem muito por mim'
FÁTIMA DO SUL - NA NOSSA LOJA
FÁTIMA DO SUL: Chegaram a nova coleção inverno 2018 na Nossa Loja, venha conferir as lindas blusas
Brasil X Argentina
Moradores pintam rua de azul e branco no Piauí e vão torcer para Argentina na Copa
NOVELA GLOBAL
Hoje em Segundo Sol: Beto pode desistir de Luzia
APOCALIPSE
Estela (Lisandra Souto) esfaqueia a própria filha, Talita (Laís Pinho), e provoca a morte dela.
FÁTIMA DO SUL - A COPA CHEGOU NO O BOTICÁRIO
Seleção O Boticário - itens indispensáveis para jogar bonito em Fátima do Sul
SUSTO
carro pega fogo a caminho da escola