Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Murilo quer aumentar teto para micros e pequenas empresas

25 Ago 2010 - 17h26Por Fátima News com assessoria

O vice-governador Murilo Zauith (DEM) defendeu nesta quinta-feira durante a série de entrevistas que a TV Morena está promovendo com os candidatos ao Senado, a elevação do teto para micro e pequenas empresas.

Candidato ao Senado pela coligação Amor, Trabalho e Fé, Murilo referiu-se ao SIMPLES ( Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte).

 

“O primeiro projeto que vou defender como senador é o aumento do teto do pequeno e micro empresário. Hoje está em R$ 2,4 milhões e temos que passar para R$ 3,6 milhões. Tudo foi juntado por uma lei federal para que o micro e pequeno empresário pagasse um só imposto e nós temos que aumentar este teto para que mais empresários possam participar com esse apoio”, disse sugeriu o democrata, referindo-se ao sistema.

 

Outro ponto interessante que o democrata garantiu defender no Senado foi uma mudança abrangente na política de reforma tributária do País, como forma de o bolo tributário nacional ser melhor repartido entre a União, estados e municípios.

Ele lamentou que não é possível ver os governadores e os prefeitos de pires nas mãos, batendo de porta em porta nos gabinetes dos ministérios em busca de dinheiro para investimentos, enquanto que o governo central abocanha 2/3 da verba da arrecadação de impostos.

 

Murilo defendeu também uma política agrária específica para as comunidades indígenas nos mesmos moldes adotados pela reforma agrária voltada ao assentamento de trabalhadores rurais sem-terra.

 

Murilo é o terceiro candidato a participar da rodada de entrevistas no programa Bom Dia MS, após participação do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) e de Jorge Batista (PSOL). Nesta sexta-feira, será a vez do deputado federal Waldemir Moka.

 

Na sequencia, a TV Morena deve ouvir as propostas do senador Delcídio do Amaral (PT), que tenta à reeleição na chapa do ex-governador Zeca do PT.

 

Segundo ele, com o crescimento da população indígena o governo deve desapropriar e comprar terras para acabar com os acampamentos de índios às margens de rodovias e, principalmente, devolver tranquilidade aos proprietários que são alvos de invasões.

 

Em sua avaliação, o conflito entre índios e fazendeiros tem origem no crescimento da população indígena e não na ocupação de terras supostamente pertencente aos seus antepassados.

 

“Tem muitos fazendeiros querendo vender terras para a reforma agrária e assentamento de índios”, disse. O critério hoje de demarcação leva em conta estudos antropológicos.

 

“Essa discussão não pode ser ideológica”, acrescentou ao ser questionado sobre o tema,  sugerindo que a experiência dos sem-terra deve ser aproveitada para formular uma política agrária indígena e assim resolver o impasse criado com a demarcação de áreas em fazendas tituladas.

O vice-governador também falou sobre suas posições em relação aos incentivos fiscais, vigilância sanitária na fronteira e desconcentração das receitas públicas. Ele disse que decidiu concorrer ao Senado depois de pesquisas indicarem que essa é uma aspiração do Cone-Sul do Estado, que nunca teve um senador.

 

Um dos pontos defendidos pelo democrata é a retomada da discussão sobre a reforma tributária e o Código Florestal, lembrando que ainda não tem uma posição definitiva sobre a questão. “Tenho comigo que há duas questões prioritárias – o Código Florestal e a Reforma Tributária”.

 

Sobre recursos públicos, Murilo considera que há uma excessiva concentração das receitas. Ele lembrou que a Constituição de 1988 estabeleceu a divisão dos impostos, mas o governo federal criou ao longo do tempo contribuições e outras formas de receita que não se enquadravam como tributo, favorecendo o quadro de penúria que vivem hoje os municípios, obrigando prefeitos a irem a Brasília de pires na mão e andar pelos corredores do Congresso atrás de emendas e liberação de verbas federais para obras básicas, como creche e posto de saúde. “A União concentra dois terços da receita de impostos”.

 

Murilo disse ser a favor da manutenção da Zona de Vigilância na região de fronteira, reconhecendo que os produtores sofrem muito com a medida, mas é seguro, dá segurança aos exportadores. “Não podemos perder esse selo, sugeriu Murilo, que também defendeu a atuação das Forças Armadas na fronteira para combater o tráfico de drogas e o contrabando de armas, ao lado de políticas de integração das comunidades fronteiriças.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis