Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 21 de fevereiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Murilo defende ação do governo federal em auxílio aos brasiguaios

12 Ago 2010 - 14h10Por Fátima News

Em entrevista concedida ao programa “Caminhos da Produção”, da Agromix TV, o candidato a senador Murilo Zauith defendeu a intervenção do governo federal como forma de se resolver os problemas enfrentados pelos brasiguaios que estão acampados no município de Itaquiraí. Para ele, a questão tem caráter não apenas social, mas também diplomática, e merece atenção especial por parte do Itamarati.

“Esses brasileiros estão retornando ao Brasil por conta da pressão do governo paraguaio, que estabeleceu limites para que possam investir na produção rural. Praticamente estão sendo expulsos do país vizinho, enfrentando inclusive a pressão por pare dos campesinos”, disse o candidato, ao lembrar que no Brasil os paraguaios são tratados com respeito e que têm os seus direitos assegurados pela legislação.

“No caso dos brasiguaios, o tratamento por parte do governo do Paraguai não é de respeito e é por isso que o problema só será solucionado pelo governo federal, por meio do Itamarati, já que se trata não apenas de uma questão social, mas também diplomática”, observou Murilo. Em função do deslocamento das cerca de 650 famílias para Itaquiraí, o impacto sofrido pelo município é significativo.

“A prefeitura está enfrentando dificuldades para atender as demandas sociais resultantes da instalação dessas famílias no município. São pessoas que necessitam de amparo, de atenção à saúde, de segurança, alimentação e de uma série de outros serviços que a prefeitura não tem condições de prestar”, argumentou.

Segundo Murilo, o governo do Estado vem desenvolvendo ações visando minimizar o sofrimento dessas famílias, mas reafirmou que o problema só será solucionado se a União se envolver diretamente na questão. “Naquilo que é possível, governo do Estado e prefeitura estão trabalhando, mas só o governo federal pode solucionar o problema, em definitivo”, disse ele.

Além de sul-mato-grossenses, integram o grupo denominado brasiguaios famílias do Paraná e de outros Estados. O Programa “Caminhos da Produção” é apresentado pelo presidente da Acrissul, Francisco Maia. Da entrevista com Murilo participou José Felício, advogado e ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIOLENCIA DOMESTICA
Reconstrução de rosto de mulher espancada na Barra vai durar seis meses, diz médico
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Aposentadoria é para viver, não para receber só à beira da morte
CHANTAGEM
Ladrões invadem estabelecimentos, obrigam funcionárias a tirarem a roupa, filmam e extorquem vítimas
FORAGIDO
Atirador invade escritório de advocacia e mata duas pessoas
BBB 19
Rízia chora por estar acorrentada: 'Vontade de desistir'
LARANJADA
Deputados do PSOL distribuem laranjas na chegada de Bolsonaro à Câmara
AMOR A PROFISSÃO
Pedreira caprichosa viraliza com trabalho detalhista e ganha novos clientes
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
O Boticário apresenta Quasar Brave, venha conferir no O Boticário em Fátima do Sul
SUPERAÇÃO
Jovem que morou 5 anos nas ruas se forma em Direito
FENÔMENO
Maior superlua de 2019 iluminará o céu nesta terça, 19