Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 26 de maio de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Municípios têm até julho para apresentar freqüência escolar

31 Mai 2007 - 08h36
O sistema para a coleta da freqüência escolar dos alunos beneficiários do Bolsa Família - referente a abril e maio - está à disposição dos gestores municipais. É importante que os municípios iniciem a inclusão dos dados imediatamente para evitar sobrecarga do sistema nos últimos dias. O prazo termina em 13 de julho e a presença em pelo menos 85% das aulas é obrigatória para a manutenção do benefício.

Todas as 5.564 Prefeituras estão habilitadas para usar o sistema no endereço http://frequenciaescolarpbf.mec.go v.br. A administração municipal que deixar de encaminhar a freqüência escolar ou a informação de acompanhamento da saúde sofrerá redução no repasse de recursos feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

São cerca de 15 milhões de alunos, entre 6 e 15 anos, que precisam ter o registro da freqüência às aulas. O MEC (Ministério da Educação) desenvolveu um sistema com novas funções para facilitar o lançamento da presença na escola de crianças e adolescentes. As Secretarias de Educação dos Municípios são as responsáveis pelo acompanhamento da freqüência escolar.

A integração entre a área educacional e a gestão municipal do Bolsa Família é fundamental para garantir o acompanhamento adequado da contrapartida dos beneficiários do programa.
O gestor é responsável pela articulação e integração de todas as ações que o envolvem. Garantir o direito ao estudo é essencial para que os filhos das quase 11 milhões de famílias atendidas pelo Bolsa Família tenham melhores condições de vida no futuro.

O acompanhamento da freqüência escolar representa 25% do repasse de recursos do MDS aos Municípios. Portanto, as Prefeituras que não registrarem as informações vão receber valores menores do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) e serão excluídas do repasse financeiro voluntário do MEC, por meio do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação). Dúvidas podem ser esclarecidas nos telefones: (61) 2104-6286 /2104-6034/ 2104-8290/ 2104-8230/ 2104-8238/ 2104-8287.

Saúde – Além de manter os filhos na escola, as famílias beneficiárias precisam vacinar as crianças, e as gestantes devem fazer o pré-natal. Neste caso, as informações sobre o atendimento dos beneficiários do Bolsa Família nos postos de saúde referente ao primeiro semestre de 2007 devem ser enviadas até o próximo dia 30 de junho.

Os dados são incluídos no Sisvan (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), do Ministério da Saúde. Os gestores devem acessar os sites http://sisvan.datasus.gov.br ou www.saude.gov.br/nutricao para inclusão dessas informações. O acompanhamento de saúde também representa 25% do IGD, os outros 50% correspondem a um cadastro de qualidade e a atualização cadastral dos beneficiários.

Cancelamentos – O cumprimento das condicionalidades do Bolsa Família é obrigatório e os beneficiários que não atendem às exigências de Saúde e Educação por cinco períodos consecutivos deixarão o programa.
O gestor municipal precisa ficar atento às cerca de 11 mil famílias que tiveram os benefícios suspensos por descumprir as contrapartidas pela quarta vez consecutiva. Elas correm o risco de ter o Bolsa Família cancelado. Para que essas famílias sejam acompanhadas individualmente, o MDS disponibilizou aos Municípios a lista desses beneficiários. Onze famílias já perderam o programa por esse motivo.

 

 

Conjuntura Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - VISITA ILUSTRE
Em Bonito (MS), Miss Brasil Júlia Horta destaca 'A energia daqui é inexplicável'
COISA DE DOIDO
Sucuri ataca bombeiro durante resgate em SP; assista!
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Governo dobra vagas de concurso da PF e convocações saem no fim do ano
FEMINICIDIO
Mulher é morta com 75 facadas pelo ex-marido após 25 anos de casamento
NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL
'Peguei meu filho e achei que estivesse morto', diz mãe de criança dopada em creche
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
Confira o que tá na promoção que vai até este sábado no O Boticário em Fátima do Sul
BONITO - MS - DICA AGÊNCIA ECO TOUR
Visite Bonito (MS) na baixa temporada, saiba o porquê!
FÁTIMA DO SUL - TRATAMENTO COACH
De Nova Andradina, Vanessa recupera autoestima com tratamento 'Coach' Célia Tenório de Fátima do Sul
CASA BOCA SUJA
morador instala placas com palavrões nos muros de casa
MACABRO
Mulher é encontrada morta ao lado de uma oferenda