Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 19 de junho de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Municípios precisam criar e cadastrar os conselhos do Fundeb

8 Ago 2007 - 16h42

Os governos municipais devem providenciar a criação dos conselhos do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação). Os municípios que têm conselhos instalados precisam acrescentar novos conselheiros para atender à Lei 11.494/07, que regulamenta o Fundeb. Após a criação, os conselhos devem ser cadastrados no MEC (Ministério da Educação) pela página eletrônica do fundo.
 
A lei do Fundeb determina que sejam criados conselhos de acompanhamento e controle social do fundo em cada estado e município por legislação específica de cada governo.

Eles acompanharão a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, supervisionarão o censo escolar e a elaborarão a proposta orçamentária anual do estado ou do município. Além disso, os conselhos devem instruir, com parecer, as prestações de contas a serem apresentadas ao respectivo tribunal de contas.

No âmbito municipal, os conselhos devem ser compostos por nove membros, representantes de órgãos municipais de educação, dos professores da educação básica pública, dos diretores das escolas públicas, dos servidores técnico-administrativos das escolas públicas, dos pais de alunos da educação básica pública e dos estudantes da educação básica pública. Podem integrar ainda os conselhos municipais do Fundeb um representante do conselho municipal de educação e um representante do conselho tutelar.
 
No caso de dificuldades para realizar o cadastramento eletrônico no portal do MEC, o processo pode ser feito por escrito, com o encaminhamento da ficha de cadastro com cópia do ato de nomeação dos conselheiros para o Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Financiamento da Educação Básica (Defineb), que fica na Esplanada dos Ministérios, Bloco L, 5º andar, sala 510 - CEP 70047-900 – Brasília (DF).

Deixe seu Comentário

Leia Também

INFANTICIDIO
Padrasto teria sentado em cima da cabeça de bebê que morreu,foi espancado na cadeia
SOB INVESTIGAÇÃO
Jornalista do site Lei Seca Maricá foi assassinado com 3 tiros
VIDA SEDENTARIA
OMS alerta: Criança menor de 3 anos não deve ficar nem um minuto em tablet ou celular
HOMICIDIO X SUICIDIO
Pai que matou o filho de 4 anos e se matou não se conformava com namoro da ex-mulher
DOENÇA DO SÉCULO
Jovem de 19 anos, com depressão comete suicídio e comove amigos
ASSASSINATO CRUEL
O massacre do menino Rhuan e o silêncio da grande mídia
FAMOSIDADES
Homem discute com mulher e mata bebê de quatro meses
SOLIDARIEDADE
Bebê nasce sem os olhos e mobiliza cidade do Paraná
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai mata filho de quatro anos e se mata por não aceitar fim do relacionamento
ASSASSINATO
Marido da deputada é morto a tiros