Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 17 de julho de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Município de Ivinhema inicia plantio de urucum

17 Mar 2007 - 05h36
O município de Ivinhema iniciou o plantio do urucum, o tradicional colorau. A cultura faz parte do programa de diversificação rural com o fortalecimento da agricultura familiar e a conseqüente geração de emprego e renda que a Prefeitura vem desenvolvendo através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico.

O prefeito Renato Câmara (PMDB) esteve recentemente na cidade paulista de São João do Pau d’Alho acompanhado de produtores de Ivinhema, onde conheceram a realidade econômica que o urucum está proporcionando à economia do município e para os agricultores. Os ivinhemenses vieram otimistas e agora iniciam o plantio.

Pelo menos 20 agricultores de Ivinhema já se organizaram, inclusive com a Ampagov (Associação de Moradores, Pecuaristas e Agropecuários da Gleba Ouro Verde), para alavancar a produção de colorau. Já há sementes para todos eles. Outros produtores também estão à espera da viabilização de mais sementes para começar a plantar.

O primeiro a iniciar o cultivo do urucum é o produtor Jair Pôncio, da Gleba Ouro Verde. Ele está concluindo o plantio em cerca de três hectares. Além da família, o próprio presidente da Cooperavi(Cooperativa Agropecuária do Vale do Ivinhema), José Lúcio Neto, esteve ajudando no plantio, que marca mais uma realidade econômica para os produtores de Ivinhema.

O técnico da Agraer, que substituiu o Idaterra, Valdecir Sebastião, esteve na propriedade de Jair, onde acompanhou o plantio e forneceu mais informações. A produção de urucum traz um lucro de mais de 50% em plena produção, já que a lavoura exige o mínimo de tratos culturais e produz muito por mais de 25 anos.

Os agricultores de Ivinhema pretendem cultivar pelo menos 20 mil mudas em cerca de 35 hectares. “Nós já estamos produzindo café e mandioca na propriedade, e agora diversificamos com o colorau e estamos otimistas. Aliás, todos os agricultores estão muito esperançosos com essa nova lavoura que está sendo introduzida no município”, disse Jair.

Os ivinhemenses iniciaram o plantio agora, mas eles informaram que antes mesmo de começar o cultivo várias empresas já entraram em contato para fazer contrato de compra, inclusive a Cristian Hanser, a maior empresa do setor no Brasil. O urucum tem uma série de vantagens: cerca de 50% de lucro, tratos culturais mínimos e a garantia de mercado.

O urucum é uma planta originária da América do Sul, mais especificamente da região amazônica. Seu nome popular tem origem na palavra tupi "uru-ku", que significa "vermelho". De suas sementes extrai-se um pigmento vermelho usado pelas tribos indígenas brasileiras e peruanas como corante e como protetor da pele contra os raios solares intensos. Hoje ele é usado amplamente na indústria alimentícia como corante de diversos produtos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DESCARGA ELÉTRICA
Técnico de Rerigeração morre após sofrer choque ao manusear microondas
DOENÇA DO SÉCULO
Rapaz que se jogou da ponte do Rio Piquiri se despediu de amiga antes
COMOÇÃO
Jovem de 19 anos morre após contrair bactéria em parto
NOVELA GLOBAL
Josiane mata de novo em 'A dona do pedaço': saiba quem é a próxima vítima!
NOVELA GLOBAL
'A dona do pedaço': Maria da Paz conhece Gilda, que lhe vende mansão cara
ECLIPSE LUNAR
Eclipse parcial da Lua poderá ser visto em todo o Brasil; veja os horários
BARBÁRIE
Moça de 22 anos é agredida até a morte após se negar a fazer sexo
COMOÇÃO
Jovem Lenara, filha de vice prefeito morre vitima de câncer
100 REMEDIOS
Ministério da Saúde suspende fabricação de 19 remédios;veja aqui a lista dos medicamentos cortados
ABANDONADA NO ALTAR
Morre jovem que casou sozinha após ser abandonada no altar