SUCURI_MEGA
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 13 de Dezembro de 2017
RIO_DOURADOS
17 de Março de 2007 05h36

Município de Ivinhema inicia plantio de urucum

O município de Ivinhema iniciou o plantio do urucum, o tradicional colorau. A cultura faz parte do programa de diversificação rural com o fortalecimento da agricultura familiar e a conseqüente geração de emprego e renda que a Prefeitura vem desenvolvendo através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico.

O prefeito Renato Câmara (PMDB) esteve recentemente na cidade paulista de São João do Pau d’Alho acompanhado de produtores de Ivinhema, onde conheceram a realidade econômica que o urucum está proporcionando à economia do município e para os agricultores. Os ivinhemenses vieram otimistas e agora iniciam o plantio.

Pelo menos 20 agricultores de Ivinhema já se organizaram, inclusive com a Ampagov (Associação de Moradores, Pecuaristas e Agropecuários da Gleba Ouro Verde), para alavancar a produção de colorau. Já há sementes para todos eles. Outros produtores também estão à espera da viabilização de mais sementes para começar a plantar.

O primeiro a iniciar o cultivo do urucum é o produtor Jair Pôncio, da Gleba Ouro Verde. Ele está concluindo o plantio em cerca de três hectares. Além da família, o próprio presidente da Cooperavi(Cooperativa Agropecuária do Vale do Ivinhema), José Lúcio Neto, esteve ajudando no plantio, que marca mais uma realidade econômica para os produtores de Ivinhema.

O técnico da Agraer, que substituiu o Idaterra, Valdecir Sebastião, esteve na propriedade de Jair, onde acompanhou o plantio e forneceu mais informações. A produção de urucum traz um lucro de mais de 50% em plena produção, já que a lavoura exige o mínimo de tratos culturais e produz muito por mais de 25 anos.

Os agricultores de Ivinhema pretendem cultivar pelo menos 20 mil mudas em cerca de 35 hectares. “Nós já estamos produzindo café e mandioca na propriedade, e agora diversificamos com o colorau e estamos otimistas. Aliás, todos os agricultores estão muito esperançosos com essa nova lavoura que está sendo introduzida no município”, disse Jair.

Os ivinhemenses iniciaram o plantio agora, mas eles informaram que antes mesmo de começar o cultivo várias empresas já entraram em contato para fazer contrato de compra, inclusive a Cristian Hanser, a maior empresa do setor no Brasil. O urucum tem uma série de vantagens: cerca de 50% de lucro, tratos culturais mínimos e a garantia de mercado.

O urucum é uma planta originária da América do Sul, mais especificamente da região amazônica. Seu nome popular tem origem na palavra tupi "uru-ku", que significa "vermelho". De suas sementes extrai-se um pigmento vermelho usado pelas tribos indígenas brasileiras e peruanas como corante e como protetor da pele contra os raios solares intensos. Hoje ele é usado amplamente na indústria alimentícia como corante de diversos produtos.
Comentários
Veja Também
Nossa_Lojas
LÉO_GÁS_300
LIMIT ACADEMIA_BOTTON
Últimas Notícias
  
FORTALEZA
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.