Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Mulheres rurais investem no setor agroindustrial em Fátima do Sul

29 Jun 2007 - 07h45

A modernização do setor agroindustrial nos últimos 50 anos na produção de produtos alimentícios para atender a demanda do consumidor, avançou bastante em função do crescimento populacional e principalmente para facilitar no preparo de refeições, através de produtos enlatados e congelados; porem ultimamente está ocorrendo  efeito inverso.

 

O consumidor preocupado com os aditivos químicos usados em muitos produtos industrializados que muitas vezes podem causar danos à saúde, tem aumentado bastante a procura de alimentos naturais, sem conservantes, produzidos pelos próprios produtores rurais e também por produtos orgânicos sem utilização de agrotóxicos. 

 

Os produtores rurais estão investindo bastante na agroindústria, hoje é comum nas beiras das rodovias, principalmente na região sul do País os famosos cafés coloniais onde a famílias rurais oferecem aos viajantes e turistas aquele cafezinho puro, leite crioulo, pães caseiros assados em forno de lenha, queijos frescos, salames, sucos naturais, doces caseiros, vinhos, etc.

 

Fátima do Sul está avançando bastante no setor de pequenas agroindústrias, já existem várias pequenas agroindústrias em pleno funcionamento  com serviço de Inspeção Municipal  funcionando de forma individual. Agora com o Apoio do SINDICATO RURAL PATRONAL, AGRAER e SENAR, mulheres rurais estão se organizando para a formação de uma Associação para a fabricação de produtos diversos.

 

Várias mulheres agricultoras foram treinadas através de vários cursos sobre fabricação produtos realizados pelo Sindicato Rural, SENAR  e AGRAER e estão aptas a produzirem com qualidade e inserirem de forma organizada no mercado.        A AGRAER, vem incentivando a produção de produtos coloniais com o objetivo de resgatar a produção de produtos da colônia, ou seja, produtos produzidos e transformados pelos próprios produtores rurais.

    

Os estados do sul do país estão em franco desenvolvimento as Agroindústrias formadas em pequenas associações de produtores. Os mesmos juntam forças para construir agroindústrias até de médio porte. Hoje comercializam seus produtos também em grandes redes de  supermercados.

 

A vantagem de trabalhar em associações é a facilidade de créditos para investimentos junto aos agentes financeiros,  para a construção dos prédios, aquisição dos equipamentos,apoio dos poderes públicos em âmbitos municipal, estadual e federal, aquisição de matérias prima, embalagens, veículos para transporte, licença ambiental e sanitária, etc.

 

O potencial do nosso município é grande, além dos produtos já produzidos pelos agricultores, vários outros produtos poderão ser produzidos de forma organizadas através de associações. A importância disso tudo é a melhoria da qualidade de vida de uma população, a saúde é melhorada, o desenvolvimento local passa a ser sustentável, os produtores agregam valores em seus produtos e garantem lucratividade, aprendem a trabalhar em grupos, geram rendas e empregos e a economia da região é incrementada.

 

 

 

Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho