Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Mulheres pescadoras se reúnem pela primeira vez em MS

29 Nov 2004 - 15h22
Há quinze anos trabalhando com a criação de peixes em um tanque numa pequena propriedade rural em Mundo Novo, no extremo sul do Estado, Claci Bork quer agora, junto com outras 20 mulheres de sua comunidade, pôr em funcionamento uma cooperativa para processar o couro do pacu dos tanques instalados na região. A intenção é aproveitar a matéria-prima disponível para produzir peças artesanais e, assim, engordar a renda das suas famílias.

“Já fizemos um curso de capacitação, mas precisamos de um outro e de investimento em maquinário. Mas estamos bem animadas com o projeto, a mulherada precisa aumentar a renda”, conta a piscicultora.

Histórias de iniciativas como a de Claci não faltam durante o 1º Encontro de Mulheres Pescadoras e Aqüicultoras de Mato Grosso do Sul, que está acontecendo em Campo Grande. É a primeira vez em Mato Grosso do Sul que estas mulheres, que trabalham no silêncio, participam de um encontro para definir diretrizes de políticas públicas voltadas para a categoria da qual fazem parte.

A organização do evento é feita pelo escritório estadual da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República e tem o objetivo de estimular a organização das mulheres do setor pesqueiro e aqüícola, o registro oficial das pescadoras, promover a integração de programas e projetos das diversas esferas de governo.

Além de piscicultoras como Claci, há também pescadoras artesanais de 11 municípios do Estado. Elas vêm desde o extremo sul, da divisa com o Paraná, da região da Grande Dourados, do centro do Estado até de comunidades do Pantanal. Essas mulheres desempenham papéis importantes em suas comunidades e famílias e em muitos casos asseguram sozinhas o sustento do grupo familiar. No encontro elas terão acesso a uma programação com palestras, dinâmicas e trabalhos em grupo onde serão abordadas questões de gênero, desigualdade social, conquistas e exemplos de sucesso.

Compromisso com os pequenos – De acordo com o gerente da Seap/PR em MS, Gilmar Kerber, o objetivo do governo federal é integrar os setores da pesca para construir uma política pública específica para as mulheres profissionais da pesca. No foco da atuação governamental para o setor está a expansão de garantias das trabalhadoras da pesca, como o registro profissional e a aposentadoria.

O vice-governador Egon Krakhecke, que representou o governador Zeca do PT, na abertura do encontro, elogiou a iniciativa do governo federal e destacou a visão do ministro José Fritsch, que coordena a Seap/PR. “O ministro Fritsch é um homem público que demonstra o seu compromisso com os pequenos e esse encontro, que reúne pela primeira vez as mulheres pescadoras do nosso Estado, mostra muito bem isso”, afirmou Egon.

O deputado estadual Pedro Kemp, que representou a Assembléia Legislativa na solenidade de abertura do encontro, disse que, ao promover políticas públicas direcionadas aos pescadores e pescadoras, o governo federal resgata um compromisso com comunidades que sempre estiveram esquecidas. Kemp também mencionou a pesquisa do IBGE que revela que uma de cada quatro famílias brasileiras é chefiada por mulher.

No final do encontro, previsto para a tarde desta terça-feira, acontecerá a eleição para definir a composição da delegação sul-mato-grossense que participará do Encontro Nacional das Trabalhadoras da Pesca e Aqüicultura, que será realizado em Brasília.
 
 

Agência Popular

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis