Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Vide Vida Marvada

Mulher que sonha achar filho perdido constrói casa com lixo sob viaduto no Rio

6 Dez 2017 - 13h24Por Extra

Sandra Amaro de Oliveira Nascimento não aparenta seus 46 anos de vida. O rosto marcado é de quem já viveu de tudo. Sempre na rua. Engravidou aos 10 anos, começou a se prostituir aos 15, venceu o vício em crack aos 45. Nunca estudou. Não aprendeu a ler ou escrever mais do que o nome. Depois de tudo, qualquer coisa na mão dela vira uma casa. Objetos largados como lixo tornam-se mobiliário e peça de decoração. No último ano, montou um quarto completo, com cozinha acoplada, debaixo do Viaduto São Cosme, em Ramos — onde vive com o marido e dois cachorros, Moisés e Diogo. Só falta um teto. O drama é comum a quase 15 mil pessoas que vivem nas ruas do Rio, número três vezes maior do que o dado anterior, de 2014.

 

 
 

Arranjo de flores enfeitam o larArranjo de flores enfeitam o lar Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo

 

— Tem tudo aqui. Mas meu sonho é ter uma casa mesmo. Aqui, quando chove, molha tudo dentro — conta. — Fui eu que construí sozinha. Não repara a bagunça.

A casa demorou uma semana para ser “erguida”. Pedaços de madeiras e ferro, presos com pregos e fios formam as paredes. No cômodo, há dois televisores: um parou de funcionar no último mês por causa do desligamento do sinal analógico; outro já está ligado a uma antena de TV digital. Num cantinho, o pequeno fogão a gás.

Do lado de fora, o material de reciclagem que ela recolhe e vende, legumes doados por um sacolão recebidos em troca de faxina e três sofás. Num deles, Moisés, preso pela coleira, late sem parar. No outro, Diogo dorme.

 

Casa é sob viadutoCasa é sob viaduto Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

 

— Ele fica o dia todo assim. Não é, Diogo? — grita Sandra ao cão, que só muda de posição.

O aumento da população de rua, segundo o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Pedro Fernandes, se deve principalmente à crise econômica:

— Associado a isso, tem um fator de crescimento da população usuária de drogas. E muita gente que veio para o Rio achando que seria a nova Barcelona com as Olimpíadas. Então, 30% são moradores de rua vieram de outros estados e até países.

O caso de Sandra é acompanhado de perto.

— Ela tem o desejo de morar no abrigo, mas o marido não permite. Estamos acionando um núcleo para fazer um trabalho com ela e com ele. A gente não pode tirar da rua à força — explicou a subsecretária de Integração e Cidadania, Jocimara Theodoro.

 

Casa tem duas TVsCasa tem duas TVs Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo

 

Sonho é achar o filho

Muito antes de Moisés e Diogo entrarem na vida de Sandra, o amor da vida dela era Robson, seu primeiro filho. Ela tinha só 10 anos quando engravidou do namorado, de 15. Por isso, fugiu para o Rio. Dois anos depois, o pai levou ele para São Paulo. Sandra nunca mais o encontrou. Seu nome completo ela não esquece: Robson de Oliveira Nascimento.

— Ele deve morar em São Paulo. Sonho encontrá-lo e em sair da rua — diz a mulher.

Depois de Robson, foram mais seis filhos. Nenhum mora com ela. As duas caçulas moram com a sogra. Hoje, Sandra tem um companheiro. O homem, no entanto, não conseguiu se livrar do vício — e passa dias sumidos. Quando a reportagem conheceu Sandra, ele estava dois dias desaparecido. Ela garantiu que ele voltará. A mulher também viveu anos consumindo crack. Conseguiu largar o vício há dois anos, mas ainda segue em tratamento no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em Ramos.

 

Arranjo no quintalArranjo no quintal Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo

 

— Às vezes dá vontade de voltar a usar droga, dá crise. Dá uma coisa sexta-feira, dá vontade de sair. E aí eu vou para o Creas que tem aqui perto. Faço essas flores (mostra um arranjo). Eu quero parar de vez com esse negócio porque ou é cemitério ou é cadeia. E, antes de eu morrer, quero encontrar meus filhos.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho