Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Mudanças climáticas ameaçam o Pantanal

3 Mai 2007 - 15h07
As mudanças climáticas ameaçam o Pantanal. O aumento da temperatura na Terra pode alterar o ciclo das águas na região. Além disso, a pesca predatória e o avanço da agricultura colocam em perigo a sobrevivência do ecossistema.

 O outono transforma a maior planície alagável do mundo em uma via de mão dupla: as águas começam a ir embora e os animais iniciam a marcha de volta para casa. Nesta época conhecida como vazante, jacarés e aves pernaltas vivem dias de fartura.

Não precisam ir longe para conseguir o alimento – as lagoas esvaziam e os peixes represados viram presas fáceis. É uma armadilha da natureza que ajuda a manter a harmonia da cadeia alimentar.

Os problemas no Pantanal são as ciladas do homem. A pesca predatória e a introdução de peixes exóticos vêm provocando a diminuição de espécies como o pacu. O avanço da agricultura também coloca em perigo um ecossistema considerado único no mundo. 

Sem equilíbrio

Há ainda uma outra ameaça, distante, mas devastadora: segundo especialistas, dentro de algumas décadas, o aumento da temperatura na Terra pode alterar o ciclo das águas do Pantanal. No lugar do equilíbrio entre cheia e seca, a região sofreria com períodos cada vez maiores de estiagem e a conseqüente redução das espécies.

"A dinâmica natural do Pantanal é de seca e cheia. O aquecimento global deixaria a região mais seca. Com essa alteração do regime da dinâmica hidrológica do Pantanal, você atinge não só as bacias, não só as águas, mas todo conjunto de vida que dela depende", explica a bióloga Michele Sato.

 Preocupação

Empresários do turismo também estão preocupados. Em uma feira em Cuiabá (MT), que reuniu centenas de expositores, municípios ribeirinhos, hotéis e entidades de proteção ambiental se uniram para provar aos visitantes que é possível fazer turismo responsável.

 

"As pousadas, os nossos hotéis e também os visitantes estão conscientizados da necessidade da preservação ambiental, da fauna e flora e acima de tudo da conservação da nossa água que é o fator mais rico do Pantanal", comenta o secretário de Turismo de Mato Grosso, Pedro Nadaf.

O respeito à cultura pantaneira também é um cartão de visitas. A música, o ritmo e até os sabores do Pantanal atraíram 25 mil turistas à região no ano passado. Os empresários trabalham para ampliar o movimento.

 

 

 

G1

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados