Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 17 de fevereiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

MS se consolida como a maior em confinamento

26 Jun 2010 - 10h24Por Conjuntura Online

A ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e a Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Nelore (Nelore MS) iniciaram no dia 10 de junho a maior PGP (Prova de Ganho de Peso) em confinamento do Brasil, que segue até 25 de novembro.

A PGP ABCZ/Nelore MS reúne no Confinamento Malibú, em Campo Grande-MS, 312 animais das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã, nascidos entre 11 de agosto e 12 de dezembro de 2009, superando a expectativa inicial dos organizadores, que era de 300 bezerros.

Segundo as associações envolvidas na realização da prova, o número de cabeças torna o evento "algo jamais visto até hoje em território nacional".

"É um divisor na maneira como é feita uma PGP hoje. As avaliações, no início e no final, e a possibilidade da contratação dos animais por uma Central de Coleta de sêmen são grandes chamarizes", enfatiza Adriano Garcia, gerente da ABCZ em Mato Grosso do Sul.

"Serão 168 dias oficiais de prova, com uma mega estrutura disponível. A PGP do ZEBU, como já está sendo chamada, será realizada em estruturas físicas ímpares", complementa Garcia.

O Confinamento Malibú destinou uma área exclusiva aos animais inscritos na PGP ABCZ/Nelore MS e fornecerá todo o volumoso. O evento visa reunir criadores de todo o Brasil e colocar
à disposição da PGP para avaliação bezerros da geração 2009.

Avaliações e resultados

A ABCZ é a responsável pelas pesagens e avaliações morfológicas que são realizadas no início e final da Prova. Também nos mesmos períodos, acontecem avaliações por ultrassonografia (terceirizada). Os dados da PGP serão disponibilizados a todos os Programas de Melhoramento Genético que tenham animais participando da PGP. Durante o evento, serão realizados ainda dois Dias de Campo.

Os trabalhos iniciais com o gado foram realizados no último dia 16: aparte dos animais (por idade), pesagem de entrada, marcação dos bezerros, aplicação de vermífugo, vacinas para carbúnculo sintomático e botulismo, e fornecimento de um complexo de vitaminas A, D, E; todos estes produtos fornecidos pela Pfizer.

Os dados da primeira indicação do peso dos bezerros, que serviu para dar início ao período da adaptação, estarão disponíveis a todos os criadores a partir da próxima semana. Já a primeira pesagem oficial (que dará início à classificação dos participantes) será realizada no dia 05 de agosto.

Em 2011, a ABCZ, em conjunto com as Associações e Criadores definirão a melhor forma de comercializar os animais classificados como elite e superior, tendo as seguintes opções: Expogrande (março), Expogenética (agosto) e Expoinel MS (novembro), podendo ser através de: Leilão, Feira ou Shopping.

"Será importante para todos. Além de importante para que o criador possa comparar seus animais em relação aos outros participantes da PGP, nosso objetivo principal é identificar pelo menos um reprodutor para ser utilizado como melhorador do rebanho nacional", afirma Guilherme Bumlai, presidente da Nelore MS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

O REI ROBERTO CARLOS
Roberto Carlos vestiu rosa e se mostrou contrário a projeto de Jair Bolsonaro
BRIGA NO PLANALTO
Magoado e traído, Bebianno não vai poupar filho de Bolsonaro
TRÁGICO
Mãe do piloto de Ricardo Boechat morre três dias após o filho
OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário
HORARIO DE VERÃO
Atrase seu relógio! Horário de verão termina neste sábado(16)
CARCERE PRIVADO
Mulher é chicoteada com fio elétrico pelo marido