Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 18 de junho de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

MS recebe secretários nacionais de agricultura

16 Ago 2007 - 08h49
Secretários nacionais de agricultura se reúnem no dia 17, em Campo Grande, para avaliar o cenário da sanidade animal brasileira. Trata-se da formalização do Conselho Nacional dos Secretários de Agricultura (Conseagri), grupo de trabalho criado pelos estados para discutir o setor. A reunião acontece na Embrapa Gado de Corte das 9 às 17 horas.

 

A secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo do Estado (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, é a anfitriã do encontro. Junto com ela o secretário  de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, articulador do grupo, irá coordenar a reunião que já tem a presença confirmada do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Inácio Afonso Kroetz.  

 

"O Conseagri vai facilitar a elaboração de propostas para o desenvolvimento do agronegócio nacional.  É preciso intensificar a interlocução entre os estados e governo federal, pois temos vários assuntos de interesse comum como o controle sanitário, plano safra e as exportações do setor. Além disso, a criação de uma rotina de encontros dos secretários vai   propiciar uma importante  troca de experiências, pois todas as regiões do Brasil estão representadas".

 

Idealizado após sucessíveis reuniões entre os estados para discutir as restrições impostas à pecuária brasileira pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), o Conselho já possui estatuto e na oportunidade da reunião, fará a eleição de seus membros para o primeiro mandato, que terá a duração de dois anos.

 

Dando seqüência aos trabalhos, segue a pauta do dia que, entre outros assuntos, irá discutir sobre a defesa sanitária animal e vegetal nos estados brasileiros fronteiriços; legislação sanitária de fronteira; ausência de recursos financeiros para a agricultura no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Plano Safra.  

 

HISTÓRICO

 

O protocolo de intenções para adoção de ações integradas de defesa sanitária entre os estados, que resultou no Conseagri, foi assinado no início de junho do ano corrente, em Belo Horizonte, durante a abertura da Superagro Minas 2007.

 

Naquele ato o governador mineiro, Aécio Neves, ressaltou que com o acordo dificuldades históricas seriam superadas a partir de uma nova visão. “Temos que trabalhar cada vez mais para agregar valor àquilo que é produzido em nosso Estado. Me orgulho em contribuir com esse processo, que é absolutamente inédito na história contemporânea do País. As doenças não respeitam fronteiras. Um exemplo é a aftosa”, discursou o governador Neves.

 

 

 

MS Notícias

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIDA SEDENTARIA
OMS alerta: Criança menor de 3 anos não deve ficar nem um minuto em tablet ou celular
HOMICIDIO X SUICIDIO
Pai que matou o filho de 4 anos e se matou não se conformava com namoro da ex-mulher
DOENÇA DO SÉCULO
Jovem de 19 anos, com depressão comete suicídio e comove amigos
ASSASSINATO CRUEL
O massacre do menino Rhuan e o silêncio da grande mídia
FAMOSIDADES
Homem discute com mulher e mata bebê de quatro meses
SOLIDARIEDADE
Bebê nasce sem os olhos e mobiliza cidade do Paraná
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai mata filho de quatro anos e se mata por não aceitar fim do relacionamento
ASSASSINATO
Marido da deputada é morto a tiros
MULHER DO PRESIDENTE
Esposa de Jair Bolsonaro cai na internet, fotos íntimas são exibidas e todos ficam sem acreditar
DOURADOS - MANIFESTAÇÕES
Dono da Havan manda 'recado' a manifestantes após protesto em frente a loja de Dourados