Menu
SADER_FULL
domingo, 17 de fevereiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

MS recebe projeto de cinema itinerante para pequenos produtores rurais

18 Ago 2010 - 06h53Por Fátima News com assessoria

Um telão, um bom filme, pipoca e refrigerante, a mistura perfeita para reunir as pessoas e fazer um cinema a céu aberto. Assim funciona o projeto Ciranda da Cultura – Cinema, que passa em agosto por Mato Grosso do Sul e é desenvolvido pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Com todo equipamento e 150 cadeiras em cima de uma camionete, um grupo de três pessoas tem a meta de levar o filme Dois Filhos de Francisco para pequenos produtores rurais de mais de 300 municípios.

 

 

 

Nesta segunda-feira (16), o assentamento Patagônia, de Terenos, recebeu o cinema itinerante. Em torno de 200 pessoas reuniram-se na estrutura montada na Escola Municipal Salustiano da Motta. Para o coordenador da escola, Nelson Ângelo de Albuquerque, eventos como esse trazem para o local uma realidade que nem todos tem acesso. “Buscamos mostrar a esses jovens, através de disciplinas que envolvem filosofia e sociologia, que há um mundo além do assentamento e que buscar informação é importante também para quem quer continuar aqui”, aponta.

 

 

 

A equipe do Ciranda da Cultura, que está no Estado, já passou por Maranhão, Tocantins, Pará, Mato Grosso e depois irá para o Amazonas. Enquanto isso, Mato Grosso do Sul é o sexto estado visitado por eles e 12 municípios serão atendidos. O superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins, destaca a importância de incluir o campo nas rotas culturais. “O filme escolhido, Dois Filhos de Francisco, ressalta a persistência de um produtor rural que faz de tudo para alcançar um sonho. Através de uma atividade de lazer, levamos boas lições com as quais o homem do campo pode se identificar”.

 

 

 

Para quem está sempre com o pé na estrada, as viagens são momentos de interação. O técnico responsável pelos equipamentos de imagem e som, Francisco Alencar, relata com orgulho que chegou a reunir 1.200 pessoas em São Domingo do Azeitão, no Maranhão. “Em cada lugar que passamos há uma grande mudança de cultura e sotaques diferentes. Temos uma boa receptividade por parte do público e esse projeto ajuda na divulgação dos projetos e ações da CNA”, enfatiza.

 

 

 

Além de Terenos o evento foi realizado em Costa Rica e Rio Negro. Nesta terça-feira (17) estará em Jaraguari e depois segue pelo interior do Estado. Confira a programação:

 

 

 

18/08 – Sidrolândia

 

19/08 – Macaraju

 

20/08 – Bonito

 

21/08 – Bela Vista

 

22/08 – Jardim

 

23/08 – Itaporã

 

24,25 e 26/08 – Dourados

 

02/09 - Inocência

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário
HORARIO DE VERÃO
Atrase seu relógio! Horário de verão termina neste sábado(16)
CARCERE PRIVADO
Mulher é chicoteada com fio elétrico pelo marido
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Lutador de MMA mata ex de 16 anos, tenta suicídio e morre horas depois em hospital
VIOLENCIA NO RIO
Menina de 11 anos é baleada e morta em Triagem; moradores protestam
DOENÇA GRAVE
Leiliane ganha acompanhamento médico após desastre com Boechat