Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 15 de novembro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

MS realiza pactuações nos municípios do estado

27 Ago 2007 - 17h13

A Coordenação Regional da Funasa no Mato Grosso do Sul (Core/MS), vem realizando pactuações neste mês de agosto, em diversos municípios do estado. Alguns Pólos-bases já receberam veículos, computadores, equipamentos odontológicos e hospitalares , dentre outros, na maioria com recursos da Secretaria de Assistência a Saúde(SAS), em parceria com prefeituras.

O Pólo-base de Aquidauana, região leste, adquiriu recentemente um computador da prefeitura de Anastácio. As aldeias Água Branca e Brejão, de Nioaque, foram beneficiadas com equipamentos odontológicos, com recursos da SAS.

A Core/MS também contratou para a região dois auxiliares de dentista e enfermagem, quatro Agentes de Saúde indígenas (AIS), três Agentes de Saneamento Indígenas (Aisan), um enfermeiro, três dentistas e um médico.
De acordo com o chefe do Pólo-base de Aquidauana, VilmarCarvalho de Oliveira, a chegada dos recursos serão positivas. “A vinda do computador, equipamentos e dos profissionais vai suprir as necessidades do Pólo”, revela.

O Pólo-base de Iguatemi, região sudoeste, repassou para Aldeia Cerrito de Eldorado, equipamentos de comunicação interna, aparelhos hospitalares para o posto de saúde e matérias de escritórios. A aldeia Porto Lindo, de Japorã, sul do estado, também foi beneficiada com equipamentos médicos e de escritórios.

Também no sudoeste do estado, o Pólo-base de Caarapó, em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade, recebeu na área da informática três computadores e um datashow. Está previsto, também para a Aldeia Jarará, da cidade de Juti, um veículo para transportar a equipe médica do Pólo até a aldeia.

Para a coordenadora do Setor de Patrimônio (Sopat) da Core/MS Raimunda Coman Rodrigues, vários municípios vão se beneficiar. “Com as parcerias, os pólos estão tendo mais recursos para realizar suas atividades, melhorando cada vez mais seus atendimentos”, conta.
O estado do Mato Grosso do Sul possui aproximadamente 63.900 mil índios, distribuídos em 72 aldeias, sendo o segundo do país em população indígena, de acordo com Distrito de Saúde Indígena (Dsei) de MS.

 

 

MS Notícias

Deixe seu Comentário

Leia Também

ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto
TRAGEDIA
Ex-prefeito é morto pelo pai após ser confundido com assaltante
ACIDENTE DE TRANSITO
Caminhão passa por cima de veículos e explode em grave acidente
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Marilda (Letícia Spiller) é flagrada nua e finge ser uma assombração
BNDS
“Se não abrir a caixa preta do BNDES, está fora!”, diz Bolsonaro sobre Levy
FAMOSIDADES
Susana Vieira está com leucemia, mas a doença está controlado, diz assessoria
NOVELA GLOBAL
Marina Ruy Barbosa é a heroína de 'O sétimo guardião': 'Luz foge do tradicional'
CONSTRANGIMENTO
Claudia Leitte quebra silêncio e desabafa sobre polêmica com Silvio Santos