Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 20 de junho de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

MS produzirá 3,4 bilhões de litros de álcool em 2012

12 Mar 2007 - 09h32

A expansão nacional do setor sucroalcooleiro, potencializada pela demanda mundial pelo álcool etanol, tem projetado forte crescimento do segmento em Mato Grosso do Sul, como confirmam as estimativas anunciadas, na última semana, pela Seprotur (Secretaria de Desenvolvimento Agrário, de Produção e Turismo).

Até 2012, ou seja, em cinco anos, 28 novas usinas devem se instalar em território sul-mato-grossense, elevando para 40 o número de indústrias sucroalcooleiras presentes no Estado. Hoje, 12 usinas, instaladas em 11 municípios, estão em funcionamento em MS.

Os números previstos pela Seprotur sobre crescimento do setor até 2012 ainda estão distantes de se confirmarem na prática, principalmente, por envolver questões de logísticas e infra-estrutura, como a própria construção das usinas que demandará tempo e pode ser retardada pela incapacidade das empresas construtoras em implantar tantas unidades em tão curto espaço de tempo.

No entanto, o setor em todo o País avança com passos largos acompanhando a demanda crescente pelo álcool no mercado interno e externo, e Mato Grosso do Sul, bem com os outros Estados do Brasil central, surge com grande potencial a ser explorado na produção de álcool e açúcar.

Hoje, segundo a Seprotur, as 12 usinas instaladas no Estado produzem 770 milhões de litros de álcool por ano, volume que deve ultrapassar os 3,4 bilhões de litros (+350%) até 2012, caso as 40 unidades previstas em MS sejam confirmadas e operem com capacidade plena de produção. Para isso, a área cultivada com cana em MS deve saltar dos 180 mil hectares, cultivados neste ano, para pouco mais de 1 milhão de hectares nos próximos anos. A moagem de cana deve crescer das atuais 14 milhões de toneladas por ano, para 85 milhões de toneladas/ano.

Além da produção do álcool, as 40 usinas devem elevar em quase 20 vezes a produção de estadual açúcar. Hoje, Mato Grosso do Sul produz 663 mil toneladas de açúcar por ano, com previsão de produzir 13,7 milhões de toneladas até 2012. De acordo com a Seprotur, os investimentos para implantação das usinas devem girar em torno de R$ 9,2 bilhões e gerar, aproximadamente, 80 mil empregos em 25 municípios que receberão as 40 unidades de produção.

Segundo o CDI (Conselho de Desenvolvimento Industrial), 17 propostas para instalação de usinas no Estado já estão assinadas e outras 21 propostas estão sendo desenvolvidas pelos grupos interessados em implantar usinas em MS.

 

 

Correio do Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

MILIONARIO
Apostador de Osasco-SP acerta dezenas e leva R$ 124 milhões da Mega-Sena
VIOLENCIA DOMESTICA
Jovem que agrediu a própria mãe por não poder ir a baile funk é presa
ATAQUE CANINO
Criança de dois anos é morta no quintal de casa por cachorro rottweiler
INFANTICIDIO
Padrasto teria sentado em cima da cabeça de bebê que morreu,foi espancado na cadeia
SOB INVESTIGAÇÃO
Jornalista do site Lei Seca Maricá foi assassinado com 3 tiros
VIDA SEDENTARIA
OMS alerta: Criança menor de 3 anos não deve ficar nem um minuto em tablet ou celular
HOMICIDIO X SUICIDIO
Pai que matou o filho de 4 anos e se matou não se conformava com namoro da ex-mulher
DOENÇA DO SÉCULO
Jovem de 19 anos, com depressão comete suicídio e comove amigos
ASSASSINATO CRUEL
O massacre do menino Rhuan e o silêncio da grande mídia
FAMOSIDADES
Homem discute com mulher e mata bebê de quatro meses