Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

MS produzirá 3,4 bilhões de litros de álcool em 2012

12 Mar 2007 - 09h32

A expansão nacional do setor sucroalcooleiro, potencializada pela demanda mundial pelo álcool etanol, tem projetado forte crescimento do segmento em Mato Grosso do Sul, como confirmam as estimativas anunciadas, na última semana, pela Seprotur (Secretaria de Desenvolvimento Agrário, de Produção e Turismo).

Até 2012, ou seja, em cinco anos, 28 novas usinas devem se instalar em território sul-mato-grossense, elevando para 40 o número de indústrias sucroalcooleiras presentes no Estado. Hoje, 12 usinas, instaladas em 11 municípios, estão em funcionamento em MS.

Os números previstos pela Seprotur sobre crescimento do setor até 2012 ainda estão distantes de se confirmarem na prática, principalmente, por envolver questões de logísticas e infra-estrutura, como a própria construção das usinas que demandará tempo e pode ser retardada pela incapacidade das empresas construtoras em implantar tantas unidades em tão curto espaço de tempo.

No entanto, o setor em todo o País avança com passos largos acompanhando a demanda crescente pelo álcool no mercado interno e externo, e Mato Grosso do Sul, bem com os outros Estados do Brasil central, surge com grande potencial a ser explorado na produção de álcool e açúcar.

Hoje, segundo a Seprotur, as 12 usinas instaladas no Estado produzem 770 milhões de litros de álcool por ano, volume que deve ultrapassar os 3,4 bilhões de litros (+350%) até 2012, caso as 40 unidades previstas em MS sejam confirmadas e operem com capacidade plena de produção. Para isso, a área cultivada com cana em MS deve saltar dos 180 mil hectares, cultivados neste ano, para pouco mais de 1 milhão de hectares nos próximos anos. A moagem de cana deve crescer das atuais 14 milhões de toneladas por ano, para 85 milhões de toneladas/ano.

Além da produção do álcool, as 40 usinas devem elevar em quase 20 vezes a produção de estadual açúcar. Hoje, Mato Grosso do Sul produz 663 mil toneladas de açúcar por ano, com previsão de produzir 13,7 milhões de toneladas até 2012. De acordo com a Seprotur, os investimentos para implantação das usinas devem girar em torno de R$ 9,2 bilhões e gerar, aproximadamente, 80 mil empregos em 25 municípios que receberão as 40 unidades de produção.

Segundo o CDI (Conselho de Desenvolvimento Industrial), 17 propostas para instalação de usinas no Estado já estão assinadas e outras 21 propostas estão sendo desenvolvidas pelos grupos interessados em implantar usinas em MS.

 

 

Correio do Estado

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados