Menu
SADER_FULL
terça, 15 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

MS pretende vacinar 200 mil crianças no Dia D contra a pólio

16 Jun 2007 - 09h54
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) pretende vacinar, contra a poliomielite, 212.313 crianças – o que corresponde a 95% das 223.487 de Mato Grosso do Sul na faixa etária de 0 a 5 anos.

Segundo a gerente técnica da Coordenadoria de Imunização da SES, Kátia Mougenot, “o ideal é alcançar o mais próximo dos 100% de imunização, pois mesmo com a poliomielite erradicada no Brasil desde 1989, não podemos descuidar. Além disso, a vacina não prejudica a saúde das crianças. Aquelas que caso tenham alta taxa de imunização contra a pólio, o próprio corpo expele o excesso”, afirma.

Para Mato Grosso do Sul, o Ministério da Saúde disponibilizou 340 mil doses da vacina, já distribuídas aos municípios sul-mato-grossenses. Neste sábado (16) vão funcionar 1.500 postos fixos e volantes e, para fornecer apoio logístico, estarão disponíveis 850 veículos e uma embarcação fluvial da Marinha do Brasil para atender as áreas ribeirinhas. No total, cinco mil pessoas, entre funcionários e voluntários, vão estar envolvidas na campanha. A segunda etapa da vacinação será no dia 25 de agosto.

A abertura oficial da campanha, em Campo Grande, acontece hoje, na Unidade Básica de Saúde Engenheiro Arthur Hokama (D. Neta) localizada na rua Corá, 100, bairro Guanandi. Estarão presentes no evento a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi; o prefeito Nelson Trad Filho; o secretário municipal de Saúde, Henrique Mandetta; entre outros.

Poliomielite

Há 27 anos o Brasil realiza a campanha nacional da Poliomielite – infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. A infecção é transmitida por meio do contato com um portador da pólio ou então com fezes humanas. Os principais sintomas são febre, mal-estar, dor-de-cabeça e, em alguns casos, paralisia flácida (incapacidade de mexer os membros). Para esta doença não existe tratamento, apenas a vacina garante a imunização.

Na Capital, além das unidades de saúde, os pais também poderão contar com postos fixos instalados em escolas, hipermercados, centros comunitários, terminais de ônibus, Praça Ary Coelho e shopping.

Resultados Positivos

Para alcançar a meta de 95% das crianças de 0 a 5 anos, estabelecida pelo Ministério da Saúde, desde a última segunda-feira (11) as equipes dos municípios já começaram a imunização em locais de difícil acesso. Em quatro dias, 70 municípios já imunizaram 23.701 crianças.
 
 
MS Notícias

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA
“Tentei socorrer ele, mas não deu certo”: conta filho de motociclista levado por enxurrada
FURIA DA NATUREZA
Enxurrada derruba casa e provoca pânico e destruição
NOVELA GLOBAL
Gabriel e Valentina viram inimigos mortais em 'O sétimo guardião'
REALITY SHOW
BBB 19 começa hoje. Na Rocinha Casa de Darnrley vira "QG" de Torcida
POSSE DE ARMAS
Bolsonaro assina nesta terça-feira decreto que facilita posse de armas
HEROINA
Professora Helley, que salvou crianças de incêndio em Janaúba, é homenageada e dá nome a rodovia
FAMOSIDADES
Doente, José Mayer foi esquecido pela Globo e abandonado por ‘Amigos’
NOVA LEI
Motoristas condenados por contrabando vão perder a CNH por cinco anos
SUCATA
Jovem transforma pneus velhos em lindas caminhas para pets.
ENTRETENIMENTO
Com direito a uniforme e crachá, “cão frentista” viraliza e ganha milhares de fãs