Menu
SADER_FULL
quarta, 21 de novembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

MS pretende vacinar 200 mil crianças no Dia D contra a pólio

16 Jun 2007 - 09h54
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) pretende vacinar, contra a poliomielite, 212.313 crianças – o que corresponde a 95% das 223.487 de Mato Grosso do Sul na faixa etária de 0 a 5 anos.

Segundo a gerente técnica da Coordenadoria de Imunização da SES, Kátia Mougenot, “o ideal é alcançar o mais próximo dos 100% de imunização, pois mesmo com a poliomielite erradicada no Brasil desde 1989, não podemos descuidar. Além disso, a vacina não prejudica a saúde das crianças. Aquelas que caso tenham alta taxa de imunização contra a pólio, o próprio corpo expele o excesso”, afirma.

Para Mato Grosso do Sul, o Ministério da Saúde disponibilizou 340 mil doses da vacina, já distribuídas aos municípios sul-mato-grossenses. Neste sábado (16) vão funcionar 1.500 postos fixos e volantes e, para fornecer apoio logístico, estarão disponíveis 850 veículos e uma embarcação fluvial da Marinha do Brasil para atender as áreas ribeirinhas. No total, cinco mil pessoas, entre funcionários e voluntários, vão estar envolvidas na campanha. A segunda etapa da vacinação será no dia 25 de agosto.

A abertura oficial da campanha, em Campo Grande, acontece hoje, na Unidade Básica de Saúde Engenheiro Arthur Hokama (D. Neta) localizada na rua Corá, 100, bairro Guanandi. Estarão presentes no evento a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi; o prefeito Nelson Trad Filho; o secretário municipal de Saúde, Henrique Mandetta; entre outros.

Poliomielite

Há 27 anos o Brasil realiza a campanha nacional da Poliomielite – infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. A infecção é transmitida por meio do contato com um portador da pólio ou então com fezes humanas. Os principais sintomas são febre, mal-estar, dor-de-cabeça e, em alguns casos, paralisia flácida (incapacidade de mexer os membros). Para esta doença não existe tratamento, apenas a vacina garante a imunização.

Na Capital, além das unidades de saúde, os pais também poderão contar com postos fixos instalados em escolas, hipermercados, centros comunitários, terminais de ônibus, Praça Ary Coelho e shopping.

Resultados Positivos

Para alcançar a meta de 95% das crianças de 0 a 5 anos, estabelecida pelo Ministério da Saúde, desde a última segunda-feira (11) as equipes dos municípios já começaram a imunização em locais de difícil acesso. Em quatro dias, 70 municípios já imunizaram 23.701 crianças.
 
 
MS Notícias

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA NA FAMILIA
Homem que matou filho para defender a nora comete suicídio
INJUSTIÇA
Familiares prestam homenagem a laçador de cães que morreu após ser hostilizado
FORAGIDO
Mulher é morta a facadas pelo ex-marido, que não aceitava fim de relacionamento
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Valentina conta a Egídio que Gabriel é filho dele
CRUELDADE
Idosa de 106 anos é assassinada a pauladas no Maranhão
NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)