Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

MS pretende vacinar 200 mil crianças no Dia D contra a pólio

16 Jun 2007 - 09h54
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) pretende vacinar, contra a poliomielite, 212.313 crianças – o que corresponde a 95% das 223.487 de Mato Grosso do Sul na faixa etária de 0 a 5 anos.

Segundo a gerente técnica da Coordenadoria de Imunização da SES, Kátia Mougenot, “o ideal é alcançar o mais próximo dos 100% de imunização, pois mesmo com a poliomielite erradicada no Brasil desde 1989, não podemos descuidar. Além disso, a vacina não prejudica a saúde das crianças. Aquelas que caso tenham alta taxa de imunização contra a pólio, o próprio corpo expele o excesso”, afirma.

Para Mato Grosso do Sul, o Ministério da Saúde disponibilizou 340 mil doses da vacina, já distribuídas aos municípios sul-mato-grossenses. Neste sábado (16) vão funcionar 1.500 postos fixos e volantes e, para fornecer apoio logístico, estarão disponíveis 850 veículos e uma embarcação fluvial da Marinha do Brasil para atender as áreas ribeirinhas. No total, cinco mil pessoas, entre funcionários e voluntários, vão estar envolvidas na campanha. A segunda etapa da vacinação será no dia 25 de agosto.

A abertura oficial da campanha, em Campo Grande, acontece hoje, na Unidade Básica de Saúde Engenheiro Arthur Hokama (D. Neta) localizada na rua Corá, 100, bairro Guanandi. Estarão presentes no evento a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi; o prefeito Nelson Trad Filho; o secretário municipal de Saúde, Henrique Mandetta; entre outros.

Poliomielite

Há 27 anos o Brasil realiza a campanha nacional da Poliomielite – infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. A infecção é transmitida por meio do contato com um portador da pólio ou então com fezes humanas. Os principais sintomas são febre, mal-estar, dor-de-cabeça e, em alguns casos, paralisia flácida (incapacidade de mexer os membros). Para esta doença não existe tratamento, apenas a vacina garante a imunização.

Na Capital, além das unidades de saúde, os pais também poderão contar com postos fixos instalados em escolas, hipermercados, centros comunitários, terminais de ônibus, Praça Ary Coelho e shopping.

Resultados Positivos

Para alcançar a meta de 95% das crianças de 0 a 5 anos, estabelecida pelo Ministério da Saúde, desde a última segunda-feira (11) as equipes dos municípios já começaram a imunização em locais de difícil acesso. Em quatro dias, 70 municípios já imunizaram 23.701 crianças.
 
 
MS Notícias

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto