Menu
SADER_FULL
sábado, 19 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

MS pode ser o 1º Estado a ter Observatório do Trabalho

11 Ago 2007 - 07h48
A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) está viabilizando a implantação do Observatório do Trabalho, uma instituição de pesquisa para analisar todos os aspectos do emprego e desemprego no Estado.

O projeto, ainda em fase de implantação, conta como apoio da Universidade de Campinas (Unicamp) e estará sob a responsabilidade do doutor em economia Marcelo Prone. Com a assessoria deste especialista, esta nova instituição do Estado vai oferecer três linhas de pesquisa.

A primeira trata-se de uma linha de pesquisa oficial sobre o índice de emprego e desemprego de todos os municípios do Estado e deverá ser realizado por região. A outra linha de atuação do Observatório será a prospecção sobre as demandas de qualificação profissional, que vai mapear as ações das empresas para traçar cursos que atendam a demanda das indústrias que aqui se instalam. E a terceira forma de atuação será o acompanhamento dos egressos dos programas de qualificação profissional, das pessoas que passaram por algum tipo de curso profissionalizante, para saber se foram ou não inseridas no mercado de trabalho, para, a partir daí, a Funtrab melhorar os serviços oferecidos aos cidadãos.

“Estamos em fase embrionária mantendo ainda os primeiros contatos para apoio técnico e metodológico”, afirma o diretor geral da Funtrab, Cícero Ávila. A expectativa é de que o Observatório funcione ainda este ano. O Estado dispõe de R$ 125 mil para investimento nessa fase inicial de concepção da pesquisa. Se tudo der certo, Mato Grosso do Sul pode ser o primeiro Estado da Federação a ter pesquisa própria de índice de emprego e desemprego. “Até agora, as pesquisas existentes tratam apenas das sete regiões metropolitanas (São Paulo-SP, Curitiba-PR, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA e Belo Horizonte-MG) e são feitas por institutos nacionais.
 
 
 
 
Dourados News

Deixe seu Comentário

Leia Também

PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação
LUTO NA MÚSICA
Marcelo Yuka, fundador do Rappa morre aos 53 anos
ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos, vítima de enfarto
CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS