Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 26 de maio de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

MS pode ser o 1º Estado a ter Observatório do Trabalho

11 Ago 2007 - 07h48
A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) está viabilizando a implantação do Observatório do Trabalho, uma instituição de pesquisa para analisar todos os aspectos do emprego e desemprego no Estado.

O projeto, ainda em fase de implantação, conta como apoio da Universidade de Campinas (Unicamp) e estará sob a responsabilidade do doutor em economia Marcelo Prone. Com a assessoria deste especialista, esta nova instituição do Estado vai oferecer três linhas de pesquisa.

A primeira trata-se de uma linha de pesquisa oficial sobre o índice de emprego e desemprego de todos os municípios do Estado e deverá ser realizado por região. A outra linha de atuação do Observatório será a prospecção sobre as demandas de qualificação profissional, que vai mapear as ações das empresas para traçar cursos que atendam a demanda das indústrias que aqui se instalam. E a terceira forma de atuação será o acompanhamento dos egressos dos programas de qualificação profissional, das pessoas que passaram por algum tipo de curso profissionalizante, para saber se foram ou não inseridas no mercado de trabalho, para, a partir daí, a Funtrab melhorar os serviços oferecidos aos cidadãos.

“Estamos em fase embrionária mantendo ainda os primeiros contatos para apoio técnico e metodológico”, afirma o diretor geral da Funtrab, Cícero Ávila. A expectativa é de que o Observatório funcione ainda este ano. O Estado dispõe de R$ 125 mil para investimento nessa fase inicial de concepção da pesquisa. Se tudo der certo, Mato Grosso do Sul pode ser o primeiro Estado da Federação a ter pesquisa própria de índice de emprego e desemprego. “Até agora, as pesquisas existentes tratam apenas das sete regiões metropolitanas (São Paulo-SP, Curitiba-PR, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA e Belo Horizonte-MG) e são feitas por institutos nacionais.
 
 
 
 
Dourados News

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - VISITA ILUSTRE
Em Bonito (MS), Miss Brasil Júlia Horta destaca 'A energia daqui é inexplicável'
COISA DE DOIDO
Sucuri ataca bombeiro durante resgate em SP; assista!
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Governo dobra vagas de concurso da PF e convocações saem no fim do ano
FEMINICIDIO
Mulher é morta com 75 facadas pelo ex-marido após 25 anos de casamento
NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL
'Peguei meu filho e achei que estivesse morto', diz mãe de criança dopada em creche
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
Confira o que tá na promoção que vai até este sábado no O Boticário em Fátima do Sul
BONITO - MS - DICA AGÊNCIA ECO TOUR
Visite Bonito (MS) na baixa temporada, saiba o porquê!
FÁTIMA DO SUL - TRATAMENTO COACH
De Nova Andradina, Vanessa recupera autoestima com tratamento 'Coach' Célia Tenório de Fátima do Sul
CASA BOCA SUJA
morador instala placas com palavrões nos muros de casa
MACABRO
Mulher é encontrada morta ao lado de uma oferenda