Menu
SADER_FULL
sexta, 24 de maio de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

MS participa de Encontro Nacional de Vigilância Sanitária

14 Jun 2007 - 13h00

Representantes das três esferas de gestão do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária participam, até amanhã, em Salvador (BA), do “Seminário Nacional de Avaliação da Descentralização em Vigilância Sanitária: Avanços, Dificuldades e Perspectivas”.

O evento é promovido pelo Centro Colaborador em Vigilância Sanitária no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, em parceria com a Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), com o objetivo de contribuir com subsídios para a formulação das políticas voltadas para a organização dos serviços e implementação das ações de vigilância sanitária.

Segundo a coordenadora estadual de Vigilância Sanitária, Cláudia Calderan Hoffman, que será uma dos seis participantes sul-mato-grossenses, o seminário pretende avaliar a descentralização das ações. “Há algum tempo todas as ações eram centralizadas, agora, com a implementação do Pacto pela Saúde, a Vigilância Sanitária será também descentralizada nos municípios. O seminário se propõe a avaliar o que a gestão municipal e a estadual estão conseguindo fazer e as perspectivas de trabalho”, afirma.

Entre os temas a serem debatidos estão o financiamento do Sistema e a estruturação das Vigilâncias Sanitárias municipais e estaduais. Os municípios são responsáveis pelas ações básicas e fiscalização de comércio de alimentos e saneamento e os Estados, pela fiscalização dos serviços de alta complexidade tecnológica, como hemoterapia, hemodiálise, indústrias de alimentos e medicamentos e hospitais, entre outros.

A coordenadora explica que conforme a complexidade dos serviços, eles são assumidos pela gestão municipal ou pelo Estado. “A idéia da descentralização é fortalecer os municípios para fortalecer o Sistema de Vigilância Sanitária e o Sistema Único de Saúde: um Estado forte é feito de municípios fortes”, declara Cláudia Hoffman.

Com assessoria

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Governo dobra vagas de concurso da PF e convocações saem no fim do ano
FEMINICIDIO
Mulher é morta com 75 facadas pelo ex-marido após 25 anos de casamento
NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL
'Peguei meu filho e achei que estivesse morto', diz mãe de criança dopada em creche
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
Confira o que tá na promoção que vai até este sábado no O Boticário em Fátima do Sul
BONITO - MS - DICA AGÊNCIA ECO TOUR
Visite Bonito (MS) na baixa temporada, saiba o porquê!
FÁTIMA DO SUL - TRATAMENTO COACH
De Nova Andradina, Vanessa recupera autoestima com tratamento 'Coach' Célia Tenório de Fátima do Sul
CASA BOCA SUJA
morador instala placas com palavrões nos muros de casa
MACABRO
Mulher é encontrada morta ao lado de uma oferenda
AMOR AO PRÓXIMO
Acidentada e abandonada, idosa é adotada por mulher de 30 anos
TRISTEZA
Morre menina que teve o corpo queimado em tentativa de furto em oleoduto, em Duque de Caxias