Menu
LIMIT ACADEMIA
terça, 20 de novembro de 2018
SADER_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

MS oferece pós-graduação voltado ao setor sucroalcooleiro

28 Jun 2007 - 04h49
As perspectivas geradas pela explosão econômica da cana-de-açúcar vão além dos investimentos diretos na implantação de indústrias e produção de álcool e energia. A previsível demanda por profissionais preparados para lidar com esse mercado em expansão fez surgir em Mato Grosso do Sul um curso de pós-graduação especialmente voltado para o setor. Com apoio do governo estadual, a Faculdade de Chapadão do Sul (Fachasul) está implantando o curso “Gestão e Tecnologia Agrícola no Setor Sucroalcooleiro”. As inscrições já estão abertas.

 

O certificado do curso vai ser conferido pela Universidade de São Paulo, por meio da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ).

 

As aulas serão ministradas quinzenalmente, sempre às sextas à noite e aos sábados durante o dia, num total de 450 horas. A carga horária é dividida entre aula (360 horas) e atividades (90 horas).

 

Para se inscrever é preciso ter curso superior completo. A seleção será realizada com base na análise do currículo do candidato.

 

O programa do curso é estruturado de forma que os participantes entendam e dominem as modernas tecnologias da produção e gestão agrícola aplicadas em empresas sucroalcooleiras.

 

As aulas começam em agosto. Mais informações na Fachasul, no site www.fachasul.com.br, e pelos telefones (67) 3562-2703 ou 3562-2907.

 

Desenvolvimento

 

Mato Grosso do Sul deve chegar ao fim de 2007 com cerca de 70 usinas de açúcar e álcool em funcionamento. Segundo dados divulgados recentemente pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), a última safra de cana-de-açúcar no Estado registrou produção de 11,6 milhões de toneladas. A atividade das 11 usinas que estão em funcionamento gera em torno de 25 mil empregos diretos e mais de 100 mil indiretos.  Mais 59 indústrias estão a caminho da instalação, numa perspectiva de expansão inédita do setor sucroalcooleiro e de tudo o que ele representa no atual cenário econômico brasileiro, como o incremento da produção de etanol e da co-geração de energia.

 

 Mato Grosso do Sul conta com motivações importantes como as condições de clima e solo, e a proximidade com regiões de escoamento no Sul e no Sudeste. Ao mesmo tempo, não perde de vista desafios ligados à logística, às questões ambientais e aos impactos sociais.

 

 Entre as principais ações do governo estadual no desenvolvimento da cultura e da indústria da cana-de-açúcar estão projetos para conseguir a implantação de um poliduto e de dois linhões de transmissão de energia elétrica; a revisão de incentivos fiscais; e a previsão de investimentos em pavimentação asfáltica em regiões produtoras.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA NA FAMILIA
Homem que matou filho para defender a nora comete suicídio
INJUSTIÇA
Familiares prestam homenagem a laçador de cães que morreu após ser hostilizado
FORAGIDO
Mulher é morta a facadas pelo ex-marido, que não aceitava fim de relacionamento
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Valentina conta a Egídio que Gabriel é filho dele
CRUELDADE
Idosa de 106 anos é assassinada a pauladas no Maranhão
NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)