Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

MS oferece pós-graduação voltado ao setor sucroalcooleiro

28 Jun 2007 - 04h49
As perspectivas geradas pela explosão econômica da cana-de-açúcar vão além dos investimentos diretos na implantação de indústrias e produção de álcool e energia. A previsível demanda por profissionais preparados para lidar com esse mercado em expansão fez surgir em Mato Grosso do Sul um curso de pós-graduação especialmente voltado para o setor. Com apoio do governo estadual, a Faculdade de Chapadão do Sul (Fachasul) está implantando o curso “Gestão e Tecnologia Agrícola no Setor Sucroalcooleiro”. As inscrições já estão abertas.

 

O certificado do curso vai ser conferido pela Universidade de São Paulo, por meio da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ).

 

As aulas serão ministradas quinzenalmente, sempre às sextas à noite e aos sábados durante o dia, num total de 450 horas. A carga horária é dividida entre aula (360 horas) e atividades (90 horas).

 

Para se inscrever é preciso ter curso superior completo. A seleção será realizada com base na análise do currículo do candidato.

 

O programa do curso é estruturado de forma que os participantes entendam e dominem as modernas tecnologias da produção e gestão agrícola aplicadas em empresas sucroalcooleiras.

 

As aulas começam em agosto. Mais informações na Fachasul, no site www.fachasul.com.br, e pelos telefones (67) 3562-2703 ou 3562-2907.

 

Desenvolvimento

 

Mato Grosso do Sul deve chegar ao fim de 2007 com cerca de 70 usinas de açúcar e álcool em funcionamento. Segundo dados divulgados recentemente pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), a última safra de cana-de-açúcar no Estado registrou produção de 11,6 milhões de toneladas. A atividade das 11 usinas que estão em funcionamento gera em torno de 25 mil empregos diretos e mais de 100 mil indiretos.  Mais 59 indústrias estão a caminho da instalação, numa perspectiva de expansão inédita do setor sucroalcooleiro e de tudo o que ele representa no atual cenário econômico brasileiro, como o incremento da produção de etanol e da co-geração de energia.

 

 Mato Grosso do Sul conta com motivações importantes como as condições de clima e solo, e a proximidade com regiões de escoamento no Sul e no Sudeste. Ao mesmo tempo, não perde de vista desafios ligados à logística, às questões ambientais e aos impactos sociais.

 

 Entre as principais ações do governo estadual no desenvolvimento da cultura e da indústria da cana-de-açúcar estão projetos para conseguir a implantação de um poliduto e de dois linhões de transmissão de energia elétrica; a revisão de incentivos fiscais; e a previsão de investimentos em pavimentação asfáltica em regiões produtoras.

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis