Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 19 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

MS oferece pós-graduação voltado ao setor sucroalcooleiro

28 Jun 2007 - 04h49
As perspectivas geradas pela explosão econômica da cana-de-açúcar vão além dos investimentos diretos na implantação de indústrias e produção de álcool e energia. A previsível demanda por profissionais preparados para lidar com esse mercado em expansão fez surgir em Mato Grosso do Sul um curso de pós-graduação especialmente voltado para o setor. Com apoio do governo estadual, a Faculdade de Chapadão do Sul (Fachasul) está implantando o curso “Gestão e Tecnologia Agrícola no Setor Sucroalcooleiro”. As inscrições já estão abertas.

 

O certificado do curso vai ser conferido pela Universidade de São Paulo, por meio da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ).

 

As aulas serão ministradas quinzenalmente, sempre às sextas à noite e aos sábados durante o dia, num total de 450 horas. A carga horária é dividida entre aula (360 horas) e atividades (90 horas).

 

Para se inscrever é preciso ter curso superior completo. A seleção será realizada com base na análise do currículo do candidato.

 

O programa do curso é estruturado de forma que os participantes entendam e dominem as modernas tecnologias da produção e gestão agrícola aplicadas em empresas sucroalcooleiras.

 

As aulas começam em agosto. Mais informações na Fachasul, no site www.fachasul.com.br, e pelos telefones (67) 3562-2703 ou 3562-2907.

 

Desenvolvimento

 

Mato Grosso do Sul deve chegar ao fim de 2007 com cerca de 70 usinas de açúcar e álcool em funcionamento. Segundo dados divulgados recentemente pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), a última safra de cana-de-açúcar no Estado registrou produção de 11,6 milhões de toneladas. A atividade das 11 usinas que estão em funcionamento gera em torno de 25 mil empregos diretos e mais de 100 mil indiretos.  Mais 59 indústrias estão a caminho da instalação, numa perspectiva de expansão inédita do setor sucroalcooleiro e de tudo o que ele representa no atual cenário econômico brasileiro, como o incremento da produção de etanol e da co-geração de energia.

 

 Mato Grosso do Sul conta com motivações importantes como as condições de clima e solo, e a proximidade com regiões de escoamento no Sul e no Sudeste. Ao mesmo tempo, não perde de vista desafios ligados à logística, às questões ambientais e aos impactos sociais.

 

 Entre as principais ações do governo estadual no desenvolvimento da cultura e da indústria da cana-de-açúcar estão projetos para conseguir a implantação de um poliduto e de dois linhões de transmissão de energia elétrica; a revisão de incentivos fiscais; e a previsão de investimentos em pavimentação asfáltica em regiões produtoras.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação
LUTO NA MÚSICA
Marcelo Yuka, fundador do Rappa morre aos 53 anos
ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos, vítima de enfarto
CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS
DECEPCIONADA
Regina Duarte surpreende e se posiciona contra atitude de Bolsonaro
SATÂNICO
Mulheres são presas acusadas de torturar criança de apenas dois anos que teve rosto desfigurado