Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 18 de fevereiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

MS nega diploma a estudante menor que passou no Vestibular

13 Set 2010 - 10h34Por

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul julga nesta segunda-feira, às 14 horas, embargo do governo do Estado à ordem para que seja emitido certificado de conclusão de ensino médio à estudante Caroline Siufi. A Secretaria de Educação negou a emissão do diploma alegando que a estudante era menor de idade.

De acordo com o processo, a Justiça determinou que o Estado emita o certificado de conclusão ou declaração de proficiência com base no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

No recurso o Estado critica a "ingerência do Poder Judiciário no Poder Executivo" e aponta a hipótese de, mantendo a ingerência, ofender o princípio da separação dos poderes estabelecido pelo artigo 2º da Constituição Federal.

O mandado de segurança foi ajuizado pela estudante em razão da negativa da Secretaria de Educação do Estado em fornecer os documentos. A estudante passou passou para o curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) quando ainda cursava o 3º ano letivo e para realizar a matrícula na universidade necessitava do documento.

A Secretaria de Educação alegou que a estudante não havia completado 18 anos de idade, não preenchendo assim o que prevê o inciso I do art. 2º da Portaria nº 04 de 11 de fevereiro de 2010.

No dia 14 de junho, em sessão da 2ª Seção Cível, os desembargadores, por unanimidade, acataram o mandado de segurança, entendendo que “não importa a violação do princípio da legalidade estrita do art. 37 da CF/88 por afronta à Lei nº 9.394/96 (inciso II, art. 38) e Portaria nº 04/2010 (§2º do art. 4º) porque a exigência de idade se mostra desproporcional, pois o cerne da questão é a capacidade intelectual e não a idade”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

O REI ROBERTO CARLOS
Roberto Carlos vestiu rosa e se mostrou contrário a projeto de Jair Bolsonaro
BRIGA NO PLANALTO
Magoado e traído, Bebianno não vai poupar filho de Bolsonaro
TRÁGICO
Mãe do piloto de Ricardo Boechat morre três dias após o filho
OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário
HORARIO DE VERÃO
Atrase seu relógio! Horário de verão termina neste sábado(16)
CARCERE PRIVADO
Mulher é chicoteada com fio elétrico pelo marido