Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

MS já tem quase 54 mil notificações de dengue em 2007

21 Mar 2007 - 10h23

Mato Grosso do Sul já tem 53.928 casos de dengue notificados desde o início do ano, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira pela Secretaria Estadual de Saúde. Com uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2.331.248 habitantes, o Estado tem a estarrecedora média de um caso de dengue para cada grupo de 43 pessoas.

Em relação ao último levantamento dos dados da epidemia divulgado pela Secretaria de Saúde, na quarta-feira passada, dia 14, quando tinham sido notificados 50.345 casos, houve um crescimento de 7,1%, o equivalente, ao aparecimento de 551,8 novos casos por dia.

Os dados da secretaria apontam que a epidemia continua crescendo no Estado, mas em um ritmo menor do que o registrado no início do ano, quando eram contabilizados mais de mil novas notificações de dengue por dia em Mato Grosso do Sul.

Conforme a estatística, todos os municípios do Estado tem notificações de dengue. A cidade com o maior número de registros é Campo Grande, com 36.374 registros, seguido por Dourados com 2.285, Três Lagoas, com 2.114, Aquidauana, com 1.320 e Ponta Porã, com 856.

Apesar de autoridades como o secretário municipal de Saúde de Campo Grande, Luiz Henrique Mandetta, assegurar que o número de notificações na cidade está diminuindo e que a epidemia caminha para ser controlada, a situação nas unidades de saúde da Capital do Estado é crítica.

Os médicos da rede pública municipal atendem entre 60 e 80 pessoas por período, mas os postos estão sempre cheios. O atendimento demora em média de três a quatro horas, e muitas pessoas fragilizadas pela doença não agüentam esperar e retornam para casa sem passar pelo médico.

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou em regime de urgência no início do mês um projeto de lei que inclui no Código Sanitário da cidade uma seção com medidas para o controle a prevenção da doença, como, por exemplo, a obrigatoriedade de proprietários ou responsáveis por imóveis limparem seus terrenos para evitar a proliferação do mosquito, estabelecendo multas de R$ 3,3 a R$ 11,1 mil, para os que desrespeitarem a legislação.

Entretanto, o projeto ainda está sendo analisado pela Procuradoria Jurídica do município. Depois será analisado pelo prefeito, Nelson Trad Filho, e em seguida deverá ainda ser regulamentado. A burocracia, conforme antecipa o próprio prefeito, fará com o projeto seja implementado apenas no fim do semestre, servindo basicamente de mais um instrumento para prevenir um novo surto de dengue em Campo Grande.

 

 

TV Morena

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis