Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

MS já coletou 49% da meta de embalagens de agrotóxicos

27 Jun 2007 - 05h15
Hoje pela manhã (26), durante abertura dos “Encontros de Fiscalização e Seminários Regionais de Agrotóxicos”, a secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa, destacou o trabalho dos fiscais agropecuários com relação ao destino final das embalagens de agrotóxicos. Até o mês de maio o Estado atingiu 49% da meta de coleta do ano, que é de 1.330 toneladas. Ano passado, a meta de 1.150 toneladas foi superada.

“Os agrotóxicos são tecnologias fundamentais para garantir a produtividade e a lucratividade do setor primário. O mundo globalizado exige, não temos como fugir, mas temos que trabalhar com segurança e preservando o meio ambiente”, avaliou Tereza Cristina. Ainda segundo ela, o seminário acontece em um bom momento, pois servirá para harmonizar as ações dos órgãos oficiais que em 2008 devem se reunir durante o Seminário Nacional, em Belém.

A secretária ressaltou ainda que os produtores devem adotar a política da conscientização, pensar nas conseqüências, e não adquirirem produtos contrabandeados, tema da palestra ministrada ainda de manhã pelo representante do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag), Joaquim Machado Neto. “Fungicidas, inseticidas e principalmente os herbicidas – devido ao preço elevado – são os produtos que mais entram irregularmente no País”, afirmou ele durante a palestra.

Neto explicou que o contrabando deve ser combatido, pois provoca danos à cadeia de produção e comercialização de alimentos, além de causar prejuízos a sociedade e a saúde pública. “O produtor pode até adquirir um produto a um preço inferior, mas ele não sabe o que está comprando, e ainda acaba cometendo um crime. Somente o produto registrado é testado, aprovado e garantido”, complementa.

Uma forma de minimizar tal situação, de acordo com a secretária de Produção, estaria na produção de agrotóxicos genéricos, projeto que já está em andamento no congresso nacional. “É uma maneira de adquirir uma fórmula segura, porém mais acessível”, resume.

O evento segue com programação durante a tarde desta terça-feira, proseguindo até quinta-feira (28), no Hotel Jandaia, em Campo Grande. Participam do encontro fiscais agropecuários dos estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Os próximos encontros acontecem em Fortaleza (CE), no período de 31 de julho a 02 de agosto, e em Palmas (TO), de 18 a 20 de setembro. Mais informações estão disponíveis no site www.seminariodeagrotoxicos.com.br.
 
 
 
 
MS Notícias

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul