Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

MS e MT formarão Conselho do Parque do Pantanal

6 Jul 2007 - 07h51
Autoridades de Corumbá, do governo do Mato Grosso, Ibama, Ministério Público e representantes do trade turístico se reuniram para discutir a gestão compartilhada dos recursos naturais localizados na divisa com Mato Grosso do Sul.

Durante o encontro, realizado nessa quinta-feira (05), no Hotel Nacional, foi avaliado de que forma conciliar a pesca esportiva e a navegação com o plano de manejo do Parque Nacional do Pantanal. O debate veio à tona devido a restrições impostas pelo Ibama em trecho de 50 km do rio Paraguai, na divisa dos dois estados, que vinham gerando conflitos com empresas de turismo de Corumbá.

O Ibama de Mato Grosso reconheceu que há falhas conceituais e estruturais no plano de manejo. O primeiro passo para definir as alterações é a formação do Conselho Consultivo do Parque do Pantanal, que será tema de nova reunião em Corumbá, no próximo dia 22.

Conciliação – Em determinada área de entorno do parque a pesca é proibida e com restrições à navegação de pequenas embarcações. “É preciso conciliar a preservação do meio ambiente e o fortalecimento de um importante setor, que é o turismo de pesca. Essa atividade consolidada atrai turistas e gera riqueza. Devemos buscar o consenso”, defendeu o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, ao abrir o encontro.

Segundo ele, Corumbá vive dois momentos distintos, focado no desenvolvimento industrial, em processo de implantação, e a indústria sem chaminé do turismo. “Um dos setores que já contribui e sinaliza seguramente esse desenvolvimento é o turismo de pesca”, observou. Ruiter reiterou que a preservação e conservação dos recursos naturais são prioridades da administração municipal.

Avanços – O secretário-executivo de Meio Ambiente, Ricardo Eboli, destacou que a reunião abriu uma nova fase da discussão, principalmente pela decisão conjunta entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso de implantar o conselho consultivo, a ser formado por setores governamentais e entidades dos dois estados. “Ficou claro que turismo e pecuária em áreas de entorno ao parque poderão ser mantidos de forma perene. Queremos preservar a natureza sem degradar a nossa economia”, avaliou.

O secretário-executivo de Turismo, Carlos Porto, também defendeu esforços no sentido de ordenar o uso da área de entorno do parque com responsabilidade, ressaltando que Corumbá tem interesse nesse entendimento e demonstra isso ao iniciar a discussão para definir uma política específica para a pesca esportiva.

Participaram da reunião, além do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e secretários municipais, representantes do Ministério Público Estadual, Marinha, Ahipar (Administração da Hidrovia do Paraguai), Embrapa Pantanal, empresários de turismo, o procurador de justiça Anísio Bispo dos Santos e os superintendentes do Ibama/MS e Ibama/MT, Nereu Fontes e Paulo Mayer, respectivamente.

 

corumba.ms.gov

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente