Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

MPE denuncia à Justiça 35 pessoas acusadas de crime de aborto

10 Jul 2007 - 13h00

O MPE (Ministério Público Estadual) apresentou à Justiça 26 denuncias contra 35 pessoas acusados de praticar ou auxiliar nos crimes de aborto praticados na Clínica Planejamento Familiar, localizada na Rua Dom Aquino, em Campo Grande. A médica Neide Mota Machado, dona da clínica, é apontada como líder da quadrilha para a prática de abortos, denunciada juntamente com outros oito funcionários.

Os promotores Paulo Cezar dos Passos e Luciana Amaral Rabelo Nagib realizaram nesta manhã coletiva à imprensa e relataram sobre as investigações. Eles informaram que o MPE apura a informação de que algumas mulheres possam ter morrido na clínica em decorrência de um aborto mal sucedido, mas a informação ainda está sendo apurada. O MPE comprovou que muitas adolescentes fizeram abortos na clínica, muitas vezes, com o consentimento e apoio dos pais.

Além da médica, foram denunciadas: a psicóloga Simone Aparecida Cantaguessi, as enfermeiras Maria Nelma de Souza, Rosangela de Almeida e Libertina de Jesus Centurion, além dos outros funcionários identificados como Daniela Martins Athia, Lucas da Mota Morenz, Maria Lúcia Cornellas França e Elaine Maria de Souza.

Também foi apresentada à Justiça denuncia contra outras 26 pessoas acusadas de praticar ou auxiliar nos crimes de abortos. Entre essas pessoas estão mulheres que fizeram abortos, além de mães e namorados que ajudaram a pagar pelo procedimento.

Foram denunciadas: Aline Rodrigues da Silva, Ana Cléia Batista Ferreira Unaki, Anne Carolinne Barbosa, Clenir Loureiro da Silva, Cleonice Tontermaier, Daniele Silva de Freitas, Danielle Augusto Miranda, Débora Cristina Poletto, Denis Martins de Souza, Douralina Soares de Freitas, Elisa Ferreira de Almeida Melo, Gleicemara Lynch de Miranda, Jucilene Ramos de Souza, Jaqueline de Almeida Coelho, Joise Rodrigues da Cruz, Karina de Moraes Ocampos, Carla Cânepa Couto de Amorin, Kerly Patrícia Nunes Pedrosa, Lorena Larissa Peixoto, Lucilei Aparecida Faria, Marlene Maria da Silva, Maria de Lourdes de Nóbrega Albino, Marly Teodoro Vieira, Paula Virginia de Oliveira Severino, Raquel Cristina de Mello e Tatiane Vieira da Silva Mello.

Crimes

O MPE deve analisar cinco mil das 9.896 fichas apreendidas na clínica com o cadastro das mulheres e indiciar mais pessoas que praticaram abortos nos últimos oito anos. Segundo os promotores Paulo Cezar dos Passos e Luciana Amaral Rabelo Nagib as 26 pessoas indiciadas por prática ao auxílio ao aborto terão crime afiançável.

O promotor Paulo Cezar dos Passos informou que uma das adolescentes que praticou aborto na clínica chegou a passar mal após ingerir o medicamento Vetagran, aplicado em vacas. Ela pagou R$ 500 pela injeção que auxilia a realizar o aborto, mas acabou tendo uma hemorragia e teve de ser internada na Maternidade Cândido Mariano na Capital. Essa jovem, segundo o MPE, era estudante de veterinária, o que comprovava que ela sabia para que servia o medicamento que estava ingerindo.

Em outro caso, o MPE apurou que a mãe obrigou a filha de apenas 14 anos a praticar o aborto. Neste caso, ela será indiciada e a jovem não. Segundo os promotores, a maioria das clientes da clínica é jovens e muitas menores de idade. A Polícia Civil já tinha encontrado pelo menos 10 fichas de meninas com 13 anos de idade.

Reginaldo Coelho

Os promotores informaram que 25 pessoas denunciadas pelos crimes de aborto, que não fazem parte da denuncia principal que envolve apenas funcionários da clínica, poderão obter por penas alternativas, com a prestação de serviços à comunidade. Apenas uma das mulheres deve ser indiciada pelo crime porque praticou abortos duas vezes na clínica. O crime de aborto prevê pena de 1 a 6 anos de reclusão.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto