Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

MPE apura indício de fraude no leilão das casas do Previsul

15 Mar 2007 - 11h10
O presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Residencial Arnaldo Estevão de Figueiredo, Jurandir Rodrigues de Carvalho, apresenta no início da tarde, na Promotoria de Justiça do Consumidor, em Campo Grande, pedido de abertura de Ação Civil Pública para apurar indício de fraude no leilão da carteira imobiliária do antigo Previsul. O leilão foi autorizado pela Assembléia Legislativa, que fará audiência pública para apurar as denúncias de irregularidade.

Todo processo foi instruído com a ressalva de que a carteira seria entregue a instituição financeira com a ressalva de que os mutuários inadimplentes seriam anistiados e os imóveis deveriam ser quitados pelo Fundo de Compensação e Variação Salarial (FCVS). Houve dois pregões. No intervalo de uma para outro, no entanto, o banco que participou dos dois certames alterou o edital, acrescentando na segunda convocação o termo “a seu critério”.

Em função desse termo, o banco que arrematou a carteira imobiliária considerou-se no direito de não cumprir as cláusulas estabelecidas na lei que autorizou a venda dos ativos do Previsul. Desde janeiro o banco (USB Pactual, de São Paulo) passou a cobrar prestações dos mutuários, quando a obrigação seria quitar com o FCVS.

O deputado Paulo Corrêa (PL) vai definir hoje a convocação de audiência pública para esclarecer as irregularidades no processo. Por outro lado, a diretora-presidente da Empresa de Gestão de Recursos Humanos e Patrimônio Público (EGRHP), Evelyse Ferreira Cruz Oyadomari, interpelou o banco ara que cumpra os termos do leilão das casas e apartamentos. Pelo contrato de cessão de ativos assinado entre EGRHP e o banco e ofício da direção da instituição ao governo do Estado, no dia 27 de dezembro do ano passado, os contratos devem ser liquidados com anistia total dos mutuários.

Segundo o banco, no entanto, mutuários, tanto adimplentes quanto inadimplentes, terão seus imóveis quitados no prazo de um ano. A promessa foi feita a uma comissão de moradores do Conjunto Arnaldo Estevão de Figueiredo. O banco disse que a cobrança da ‘mensalidade’ é apenas uma ajuda de custo para que a instituição possa montar seu escritório em Campo Grande.

A EGRHP pediu à Associação dos Moradores do núcleo residencial para que os mutuários não paguem o boleto que chega pelo correio até que seja discutido o processo de quitação por meio do FCVS. No entanto, a Associação está orientando os mutuários a efetuarem o pagamento em juízo.

O Banco Pactual, especializado em "gestão de risco", arrematou a carteira imobiliária do extinto Previsul por R$ 4,3 milhões, com o compromisso de pagar as dívidas dos mutuários inadimplentes e quitar todos os imóveis, em troca de títulos da dívida pública resgatáveis em 2027. O banco comprou 1.163 contratos, incluindo as 443 casas do Conjunto Residencial Arnaldo Estevão de Figueiredo.
 
 
Diário MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho