Menu
SADER_FULL
sexta, 19 de outubro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Motos terão que usar placa traseira com película refletiva

12 Abr 2007 - 13h59
Nova regra do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entra em vigor a partir de 1º de agosto, obriga os veículos de duas ou três rodas a utilizar placa traseira de identificação com película refletiva. O objetivo da medida é garantir mais segurança no trânsito. Atualmente, só no Distrito Federal, a frota de motos chega a de 8,4% do total de veículos, o que representa 74 mil motos, e esse número só faz crescer.

Os motoboys estão tomando conta das ruas do Distrito Federal, o aumento do número de motocicletas quase triplicou desde o ano 2000, hoje são quase 25 mil deles. O número de acidentes envolvendo motociclistas também cresceu. Em 2006, foram registrados 87 acidentes fatais, um aumento de 3,6% em relação ao ano anterior.

“O trânsito está muito violento e o fluxo de carros aumentou muito. Os motoristas não respeitam os motoqueiros”, conta o motoboy Eduardo Pereira.

 

 Profissão perigosa

A falta de segurança e a imprudência de motoristas e motociclistas são as principais causas do aumento no número de acidentes com motos. Para diminuir esses índices, o Contran publicou a resolução que obriga o uso de placas com películas reflexivas. O texto estabelece que os veículos do tipo motocicleta, motoneta, ciclomotor e triciclo ficam obrigados a utilizar a nova placa traseira. O prazo para a substituição pelos novos modelos é 1º de agosto.

O presidente do Sindicato dos Motoboys, Reivaldo Alves, acredita que a medida não vai garantir mais segurança no trânsito. “O que tem que ser feito pelo Contran, junto com o governo local e governo federal, é uma campanha educativa para evitar os acidentes de trânsito. Os motoristas devem ter curso de pilotagem e primeiros socorros. Temos que educar o motociclista. Não há como puni-los tirando mais do bolso deles.”, diz.

 

 

 

 

G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

RETA FINAL
'Segundo sol': Antes de ir para a cadeia, Luzia pede: 'Continuem procurando por Remy! Ele está vivo!
CASO LETICIA
Adolescente morta a facadas contou a amigos que pai estuprou a tia na sua frente:'Tinha quatro anos'
MOTIVO FUTIL
Camera ajuda na indentificação de Homem que confessa ter matado mulher após falhar na "Hora H"
A CASA CAIU
Rapaz é agredido pelas sete namoradas que descobriram traição
SEGUNDO SOL
Beto confronta Karola: 'Você roubou a vida de outra mulher'
DEFICITÁRIAS
Correios fecham 02 agências no MS e 39 no país
VICENTINA - LEILÃO ELETRÔNICO
Justiça realizará leilão eletrônico de imóveis urbanos e trator de VICENTINA
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Conclusão do Comperj deve gerar 8 mil vagas em 2019
LUTO NO JORNALISMO
Morre Gil Gomes, jornalista policial, aos 78 anos, em São Paulo
SELEÇÃO BRASILEIRA
Brasil vence a Argentina com gol de Miranda nos acréscimos e conquista o Superclássico