Menu
LIMIT ACADEMIA
sexta, 18 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Ministro dá parecer favorável à pensão vitalícia de Zeca

1 Ago 2007 - 15h46

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Eros Grau, votou na sessão plenária de hoje pela improcedência da Adi (Ação Direta de Inconstitucionalidade) impetrada pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) contra o pagamento de pensão vitalícia ao ex-governador Zeca do PT.

O ministro havia pedido vista do processo, após o voto da ministra-relatora Carmen Lúcia, que votou pela procedência da ação contra a pensão. Os ministros Ricardo Levandoviski e Sepúlveda Pertence votaram anteriormente juntamente com a relatora pela procedência da Adi, antes do pedido de vista. Com esses votos, o julgamento está 3 a 1 contra o pagamento da pensão.

A sessão segue ainda em tramitação e aguarda o voto dos demais ministros que estão na sessão plenária de hoje, a primeira deste segundo semestre jurídico de 2007. A sessão foi suspensa para um breve intervalo e deve ser retomada em instantes. Eros Grau afirmou que o pagamento da pensão vitalícia não é subsídio nem tão pouco benefício, e sim uma dádiva, uma graça concedida pelo poder legislativo.

Segundo o ministro, a pensão, considerada especial não é uma remuneração nem um benefício previdenciário. “Concessão de pensão como está é corriqueira. Há milhares de exemplos a serem citados desde o século 17, como a viúva de Rui Barbosa que recebeu esta graciosidade após a morte do marido”.

O ministro defendeu ainda o pagamento da pensão justificando que o legislativo estadual não feriu o princípio da impessoalidade ou e igualdade no Direito, pois a pensão não foi concedida a uma pessoa em especial, mas a todos os ex-governadores do Estado a partir da vigência da lei, sendo assim todos os dirigentes do executivo estadual foram tratados de forma igual pela Assembléia Legislativa, com a aprovação da lei.

 

 

Mídia Max

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos, vítima de enfarto
CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS
DECEPCIONADA
Regina Duarte surpreende e se posiciona contra atitude de Bolsonaro
SATÂNICO
Mulheres são presas acusadas de torturar criança de apenas dois anos que teve rosto desfigurado
INSPIRAÇÃO
Idoso se forma em Direito aos 94 anos, após morte da esposa
POLEMICA
Movimento Gay quer tirar Bíblia de circulação no Brasil, diz Damares