O governo federal garantiu que irá fortalecer a cadeia do leite e a agricultura familiar. A ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, esteve reunida ontem com produtores e empresários no Sindicato Rural de Campo Grande para debater o futuro do setor no Estado.
Dentre as pautas que serão encaminhadas nos próximos meses está a diminuição da dependência das importações de leite da Argentina e Uruguai. A meta é fomentar o mercado interno e garantir mais competitividade aos produtores locais.
A ministra garantiu que o acordo bilateral desta importação com os países vizinhos será rediscutido. A premissa é criar cotas privadas para o produto que chega ao Brasil e, ao mesmo tempo em que busca reposicionar o mercado, reduzir custos de produção e aumentando as exportações e o consumo interno.
Tereza Cristina ainda cobrou mais iniciativas do setor para apontar soluções que se traduzam em mais profissionalismo e menor preço dos insumos.
Para o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, afirma que cadeia produtiva do leite de Mato Grosso do Sul tem muito a ganhar com a política que o atual governo federal pretende desenvolver.
“Foi uma reunião extremamente positiva, onde ficou claro que o governo brasileiro colocou a cadeia do leite como prioridade e estratégica, buscando, ao mesmo tempo, um reposicionamento do setor e maior integração com o produtor e a indústria.”
No entanto, ele concordou com a ministra. “Mas sem paternalismo ou tutela, o mercado tem que buscar as soluções. O Governo do Estado tem dado os instrumentos para fortalecer a expandir a produção.”
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos

Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida
Mais Lidas

JATEÍ abre mais uma Festa da Fogueira que termina no domingo, veja a PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Mudou o dia: Maior fogueira do Brasil será acesa neste domingo em Jateí

DESPEDIDA: Amiga chora perda de porteira em acidente 'Diz que foi um pesadelo'

TRAGÉDIA: Filho mata pai a facadas e esfaqueia o irmão que tentava defender o pai
