Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 23 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Ministério lança campanha nacional contra tuberculose

21 Mar 2007 - 15h05
 

O Ministério da Saúde lançou hoje, dia 21, campanha publicitária contra a tuberculose. Os 300 mil cartazes e 1 milhão de folders começam a ser distribuídos no sábado, dia 24, Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. A campanha vai ao ar no rádio também a partir de sábado, até o dia 30. Na televisão, começa um dia antes e segue até 4 de abril.

 

Durante a cerimônia de lançamento, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lembrou que houve avanços no combate à doença no país. "Cerca de 80% dos [315] municípios onde a prevalência da doença é maior já estão sendo cobertos por essa política”, afirmou.

 

Segundo o ministério, aumentou também a cobertura de tratamento supervisionado no total de municípios que implantaram ações de controle da doença na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). A cobertura, que em 2001 não passava de 7%, chegou a 70%, no ano passado. Outro dado destacado pelo ministro é que o número de pacientes que abandonam o tratamento caiu de 12% em 2001 para 6,9% em 2006.

 

“Esse tratamento dura seis e meses e é absolutamente fundamental que a pessoa o cumpra até o final. Caso isso não seja feito, a bactéria [que causa a tuberculose - bacilo de Koch] pode apresentar resistência à medicação e esse paciente entra na fase crônica, com maior risco de seqüelas e até de vida”, afirmou.

 

O coordenador do Programa de Combate à Tuberculose do Ministério da Saúde, Joseney Santos, afirmou que o desafio é identificar precocemente os doentes que eliminam os bacilos ao tossir. “A meta é identificar precocemente pelos menos 70% desses doentes e curar 85% deles”, afirmou.

 

A doença

 

A tuberculose é transmitida pelo ar e pode atingir todos os órgãos do corpo, especialmente os pulmões. Os sintomas são tosse por mais de 21 dias, febre, suor noturno, dor no tórax e perda de peso.

 

Apesar dos avanços, Temporão enfatizou que ainda são registrados 80 mil casos de tuberculose no país por ano, com cerca de 5 mil mortes. Ela também ocorre como doença oportunista em 15% dos portadores de HIV. Para reduzir esses casos é importante manter a integração dos programas de controle da aids e da tuberculose.

 

 

 

Agência Brasil

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO - TV
Ator Caio Junqueira morre no Rio uma semana após acidente
ANJO DA GUARDA
Amigo dá lar a mulher que viveu 40 anos internada no HC
MAMATA
General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior
PERSISTÊNCIA
Filho de faxineira e porteiro passa em medicina no Paraná
RENOVAÇÃO LICENÇA
Extinção de mais 130 rádios comunitárias no Brasil deve alcançar emissora de Ponta Porã
CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes
GUERRA NO RJ II
Parentes de mortos durante chacina em São Gonçalo e Itaboraí dizem que vítimas eram inocentes
GUERRA NO RJ
Chacina deixa pelo menos 7 mortos na Região Metropolitana do Rio
BBB 19
Famosos protestam contra Maycon por agredir animais e mãe o defende: 'Não é um monstro'
MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física