Menu
SADER_FULL
quarta, 18 de julho de 2018
PASSARELA
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Ministério faz campanha no Dia Mundial contra a Tuberculose

24 Mar 2007 - 10h48
A campanha publicitária do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) começa a ser veiculada hoje, Dia Mundial de Luta contra a doença. A campanha foi apresentada na última quarta-feira (21) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. 

Dados do Ministério da Saúde apontam que a tuberculose ainda é um problema de saúde pública no país, onde são registrados 80 mil novos casos por ano e mais de 5 mil mortes.

O coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Joseney Santos, informou em entrevista à Rádio Nacional que a principal meta do Pacto de Gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) "é curar, pelo menos, 85% dos casos descobertos no país". 

Uma das dificuldades do combate à doença, segundo Santos, é a desistência do tratamento, já que nas primeiras semanas os sintomas desaparecem. Em 2003, 12% dos pacientes abandonaram o tratamento, mas atualmente somente 6% deles desistem. "A meta é baixar para menos de 5%", disse.

Em relação aos Objetivos do Milênio, definidos pela ONU (Organização das Nações Unidas), a estimativa do Ministério da Saúde é atingir, em 2015, o de reduzir à metade o número de casos de tuberculose. 

Joseney Santos informou ainda que 40% dos serviços básicos de saúde não oferecem o controle da tuberculose e que a proliferação da doença persiste devido à desigualdade social e econômica no país: "Somente com programas de apoio social, como o Bolsa Família, por exemplo, poderemos tirar a população dessa condição de vulnerabilidade à tuberculose". 

O tratamento da tuberculose é gratuito em todo os Centros de Saúde do país. Os principais sintomas são tosse prolongada (mais de 15 dias), febre, suor noturno, dor no tórax e perda de peso. Nesse caso, a pessoa deve procurar o serviço de saúde mais próximo, onde será submetida a exames. A doença é contagiosa, transmitida por meio das gotículas expelidas durante a tosse: elas carregam o bacilo que poderá se instalar no pulmão de quem inalar esses resíduos.

Agência Brasil

Deixe seu Comentário

Leia Também

AGORA EM DOURADOS - MS
UNIPAR EAD com cursos de Educação Física, Letras, Marketing e mais 22 cursos, Confira todos aqui
TRAGEDIA
Acidente chocante em Foz: casal morre na hora em batida
NOVELA GLOBAL
Aliada de Laureta, Rosa se vinga do pai e o humilha no restaurante em ‘Segundo sol’
GRANA
Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Severo é preso e humilha Roberval
FUTEBOL PELO MUNDO
Real Madrid se recusa a permitir que Vinícius Júnior permaneça no Flamengo até o final de 2018
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Luzia descobre que seu filho com Beto não morreu
CONCURSOS - OPORTUNIDADES
Concurso: 13 órgãos abrem as inscrições para 1,9 mil vagas nesta segunda
FOI SALVAR O MELHOR AMIGO
Jovem morre afogado após pular em rio para tentar salvar cachorro
EDUCAÇÃO - FIES - INSCRIÇÕES
Fies abre inscrições nesta segunda com 155 mil vagas para 2º semestre