Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 23 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Ministério faz campanha no Dia Mundial contra a Tuberculose

24 Mar 2007 - 10h48
A campanha publicitária do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) começa a ser veiculada hoje, Dia Mundial de Luta contra a doença. A campanha foi apresentada na última quarta-feira (21) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. 

Dados do Ministério da Saúde apontam que a tuberculose ainda é um problema de saúde pública no país, onde são registrados 80 mil novos casos por ano e mais de 5 mil mortes.

O coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Joseney Santos, informou em entrevista à Rádio Nacional que a principal meta do Pacto de Gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) "é curar, pelo menos, 85% dos casos descobertos no país". 

Uma das dificuldades do combate à doença, segundo Santos, é a desistência do tratamento, já que nas primeiras semanas os sintomas desaparecem. Em 2003, 12% dos pacientes abandonaram o tratamento, mas atualmente somente 6% deles desistem. "A meta é baixar para menos de 5%", disse.

Em relação aos Objetivos do Milênio, definidos pela ONU (Organização das Nações Unidas), a estimativa do Ministério da Saúde é atingir, em 2015, o de reduzir à metade o número de casos de tuberculose. 

Joseney Santos informou ainda que 40% dos serviços básicos de saúde não oferecem o controle da tuberculose e que a proliferação da doença persiste devido à desigualdade social e econômica no país: "Somente com programas de apoio social, como o Bolsa Família, por exemplo, poderemos tirar a população dessa condição de vulnerabilidade à tuberculose". 

O tratamento da tuberculose é gratuito em todo os Centros de Saúde do país. Os principais sintomas são tosse prolongada (mais de 15 dias), febre, suor noturno, dor no tórax e perda de peso. Nesse caso, a pessoa deve procurar o serviço de saúde mais próximo, onde será submetida a exames. A doença é contagiosa, transmitida por meio das gotículas expelidas durante a tosse: elas carregam o bacilo que poderá se instalar no pulmão de quem inalar esses resíduos.

Agência Brasil

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO - TV
Ator Caio Junqueira morre no Rio uma semana após acidente
ANJO DA GUARDA
Amigo dá lar a mulher que viveu 40 anos internada no HC
MAMATA
General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior
PERSISTÊNCIA
Filho de faxineira e porteiro passa em medicina no Paraná
RENOVAÇÃO LICENÇA
Extinção de mais 130 rádios comunitárias no Brasil deve alcançar emissora de Ponta Porã
CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes
GUERRA NO RJ II
Parentes de mortos durante chacina em São Gonçalo e Itaboraí dizem que vítimas eram inocentes
GUERRA NO RJ
Chacina deixa pelo menos 7 mortos na Região Metropolitana do Rio
BBB 19
Famosos protestam contra Maycon por agredir animais e mãe o defende: 'Não é um monstro'
MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física