Menu
SADER_FULL
terça, 11 de dezembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Ministério da Agricultura inicia abate sanitário de 1.600 bovinos em MS

28 Out 2010 - 12h35Por Conjuntura Online

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio dos Serviços de Saúde Animal e Inspeção de Produtos de Origem Animal da SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul), iniciou ontem (27) os abates sanitários de aproximadamente 1.600 bovinos apreendidos em um estabelecimento que confinava animais no município de Três Lagoas/MS.

A apreensão dos animais e a autuação do proprietário se deu por uso indevido de ingredientes de origem animal na alimentação dos bovinos, o que é proibido pela Instrução Normativa Mapa nº 08/2004 e pela Lei Estadual nº 3.823/09.
 
Os animais que serão abatidos foram flagrados pelos fiscais agropecuários da Iagro e da SFA/MS consumindo ingredientes de origem animal, sendo o proprietário do estabelecimento autuado e os animais identificados e apreendidos.
 
Além dessas medidas, amostras da ração que estavam no cocho dos animais foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Oficial do Ministério da Agricultura, ficando comprovado através do resultado das análises a utilização de ingredientes de uso proibido. Nesses casos a legislação determina o abate sanitário dos animais e multa para o proprietário.
 
A ingestão de alimentos elaborados com proteínas e gorduras oriundas de animais é proibida no Brasil e em vários países do mundo, por ser uma das principais fontes de transmissão da doença Encefalopatia Espongiforme Bovina , conhecida mundialmente como a doença da vaca louca.
 
Por esse motivo, em 1996, o Mapa proibiu o uso da proteína e da farinha de carne e ossos proveniente de ruminantes na alimentação desses animais. Os abates serão realizados em estabelecimentos frigoríficos sob Inspeção Federal  e terão o acompanhamento de fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura .
 
Esses abates serão parcelados em lotes de 300 ou 400 animais, dependendo da capacidade de abate dos frigoríficos indicados pela SFA

Deixe seu Comentário

Leia Também

REVIDE
Passageiro atropelado por motorista de aplicativo após vomitar em carro está em coma
A SERVIÇO DE DEUS
Angela Bismarchi festeja diploma para ser pastora: ‘Eu era pecadora e não sabia’
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Luz dá caixa com terra de cova de Gabriel para Valentina
INTOCÁVEL
PF pediu prisão domiciliar de Aécio, Cristiane Brasil e Paulinho da Força, mas PGR e STF não concede
DICA DO DIA
Como obter uma autorização de residência no Brasil
CENTRO ESPÍRITA
Médium é acusado de Abusos Sexuais em crianças
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Nicolau leva surra de chicote no bordel
COVARDIA
Mulher agride menino autista em playground e vídeo viraliza
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Nicolau descobre que Diana luta karatê e fica em choque
ACUMULOU
Ninguém acerta a mega-sena e prêmio acumula em R$ 30 milhões