Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 21 de julho de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Ministério da Agricultura inicia abate sanitário de 1.600 bovinos em MS

28 Out 2010 - 12h35Por Conjuntura Online

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio dos Serviços de Saúde Animal e Inspeção de Produtos de Origem Animal da SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul), iniciou ontem (27) os abates sanitários de aproximadamente 1.600 bovinos apreendidos em um estabelecimento que confinava animais no município de Três Lagoas/MS.

A apreensão dos animais e a autuação do proprietário se deu por uso indevido de ingredientes de origem animal na alimentação dos bovinos, o que é proibido pela Instrução Normativa Mapa nº 08/2004 e pela Lei Estadual nº 3.823/09.
 
Os animais que serão abatidos foram flagrados pelos fiscais agropecuários da Iagro e da SFA/MS consumindo ingredientes de origem animal, sendo o proprietário do estabelecimento autuado e os animais identificados e apreendidos.
 
Além dessas medidas, amostras da ração que estavam no cocho dos animais foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Oficial do Ministério da Agricultura, ficando comprovado através do resultado das análises a utilização de ingredientes de uso proibido. Nesses casos a legislação determina o abate sanitário dos animais e multa para o proprietário.
 
A ingestão de alimentos elaborados com proteínas e gorduras oriundas de animais é proibida no Brasil e em vários países do mundo, por ser uma das principais fontes de transmissão da doença Encefalopatia Espongiforme Bovina , conhecida mundialmente como a doença da vaca louca.
 
Por esse motivo, em 1996, o Mapa proibiu o uso da proteína e da farinha de carne e ossos proveniente de ruminantes na alimentação desses animais. Os abates serão realizados em estabelecimentos frigoríficos sob Inspeção Federal  e terão o acompanhamento de fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura .
 
Esses abates serão parcelados em lotes de 300 ou 400 animais, dependendo da capacidade de abate dos frigoríficos indicados pela SFA

Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINA SENDO REPRESENTADA NO RJ
Vicentina será representada no Internacional de Masters South América de Jiu-jitsu no Rio de Janeiro
POLITICA
'Falar que passa-se fome no Brasil é uma grande mentira', afirma Bolsonaro
NOVELA GLOBAL
Maria da Paz se recusa a enxergar caráter de Josiane em 'A dona do pedaço'
REGIME SEMIABERTO
Goleiro Bruno deve sair da cadeia no fim da tarde desta sexta-feira
CASO RARO
Bezerro de seis patas chama atenção moradores de Santa Helena – Veja Vídeo
MONSTRUOSIDADE
Vizinho é preso suspeito de estuprar e estrangular menina de 8 anos
CASA PRÓPRIA
Recurso de R$ 1 bilhão é destinado ao Minha Casa, Minha Vida
VIDA SAUDÁVEL
Homem mais velho do Brasil falece no Rio de Janeiro
BASTA DE IMPRUDÊNCIA
Enlutada pelas mortes, população deixa faixa contra imprudência na PR-082
VIOLENCIA
Motorista atropela manifestantes do MST e mata um idoso