Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 19 de junho de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Milho de verão pode ter menor área em 40 anos no país

4 Ago 2010 - 08h24Por Reuters

A área plantada na primeira safra de milho do Brasil em 2010/11 poderá cair para 7,64 milhões de hectares, o que seria o menor plantio dos últimos 40 anos, com o cereal perdendo espaço para a soja especialmente na região Sul do Brasil, afirmou a consultoria Céleres nesta segunda-feira.

A também chamada safra de verão, com plantio iniciado nos próximos meses, teria uma redução de área de 5,7 por cento ante a temporada passada, segundo a Céleres, que citou um cenário desfavorável de rentabilidade para os produtores.

Com uma produtividade média de 3,8 toneladas por hectare, o Brasil produziria 29,6 milhões de toneladas de milho no verão, recuo de 8,6 por cento na comparação com 2009/10, mas seguramente bem mais do que produziu no passado, uma vez que os rendimentos agrícolas saltaram nas últimas décadas.

"Com um cenário de preços desfavoráveis... os produtores no Sul do Brasil deverão migrar parte de áreas destinadas ao cultivo do milho para a soja na safra 2010/11", previu a Céleres, ressaltando que o maior recuo deverá ser no Rio Grande do Sul (-124,2 mil hectares), seguido pelo Paraná (-118,7 mil hectares).

Os dois Estados responderão por mais da metade da queda de área no país, que deverá perder 466 mil hectares cultivados com milho em relação a 09/10.

"Numa média ponderada, a margem operacional para a produção de milho verão seria negativa em 313 reais por hectare", afirmou a consultoria.

Essa situação evidência a dimensão da importância da safra de inverno no quadro de abastecimento de milho no Brasil, que atualmente conta com grandes estoques do grão.

Mesmo que de forma preliminar, a safrinha de milho 10/11 foi estimada pela Céleres em 21 milhões de toneladas, aumento de 8,7 por cento ante 09/10, com produtores deixando para plantar o cereal no inverno.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIDA SEDENTARIA
OMS alerta: Criança menor de 3 anos não deve ficar nem um minuto em tablet ou celular
HOMICIDIO X SUICIDIO
Pai que matou o filho de 4 anos e se matou não se conformava com namoro da ex-mulher
DOENÇA DO SÉCULO
Jovem de 19 anos, com depressão comete suicídio e comove amigos
ASSASSINATO CRUEL
O massacre do menino Rhuan e o silêncio da grande mídia
FAMOSIDADES
Homem discute com mulher e mata bebê de quatro meses
SOLIDARIEDADE
Bebê nasce sem os olhos e mobiliza cidade do Paraná
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai mata filho de quatro anos e se mata por não aceitar fim do relacionamento
ASSASSINATO
Marido da deputada é morto a tiros
MULHER DO PRESIDENTE
Esposa de Jair Bolsonaro cai na internet, fotos íntimas são exibidas e todos ficam sem acreditar
DOURADOS - MANIFESTAÇÕES
Dono da Havan manda 'recado' a manifestantes após protesto em frente a loja de Dourados