Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Meteórico, Brasiliense surpreende até seu criador

3 Jan 2005 - 10h04

A ascensão meteórica do Brasiliense, que em quatro anos de existência chegou à elite do futebol brasileiro, surpreendeu até o proprietário, presidente e único patrocinador do clube, o ex-senador Luiz Estevão.

"Nosso objetivo era ser um time de Série A. Idealizamos um projeto e conseguimos antes do prazo esperado, que era de dez anos", contou o dirigente, em entrevista exclusiva ao Terra Esportes.

Fundado em 2000, o campeão brasileiro da Série B de 2004 apareceu no cenário nacional em 2002, quando chegou à final da Copa do Brasil (depois de ter sido vice-campeão estadual em 2001). Mas acabou derrotado pelo Corinthians. No mesmo ano, conquistou o título da Série C e subiu para a segunda divisão do Nacional. Depois de dois anos, chegou à Série A.

O modelo de administração é, no mínimo, inusitado. O poder está centralizado nas mãos de Luiz Estevão, que fundou o clube em 1º de agosto de 2000 após comprar o Atlântida Futebol Clube, de Taguatinga - cidade satélite de Brasília - e contratar alguns jogadores. Além de dono, o ex-senador é presidente e patrocinador exclusivo do clube por meio do grupo OK, que reúne todas as suas empresas. Para completar, o dirigente ainda possui os direitos federativos de alguns jogadores.

"Pagamos salários bastante baixos em comparações com as outras equipes da Série B. Mas a premiação é muito boa, é o diferencial. Iguala todos os jogadores", explica Estevão, que se recusa a informar quanto custa a folha salarial do time.

Dono de uma das maiores fortunas do Distrito Federal, conforme destaca o próprio site do clube, o presidente injetou bastante dinheiro no clube e deixa claro que agora vai começar a colher os frutos. "No futebol é difícil você falar em lucro. Mas agora podemos dar um tratamento mais empresarial. Mas o objetivo não é lucro, é a vitória. Teremos boas receitas de publicidade, de cotas de TV e agora o jogador tem valor de mercado pelo menos cinco vezes maior do que se estivesse na Série B. Tudo isso depende do ranking que o clube ostenta."

O ex-senador ressalta que a tendência é o time ter novos patrocinadores, que vão ocupar o lugar de suas empresas. "Isso vai acontecer aos poucos. Hoje o Brasiliense tem uma exposição enorme em Brasília. É o terceiro mercado consumidor do Brasil, devemos negociar com outras empresas."

Apesar do crescimento, o dono do time promete manter a política adotada até aqui, sem loucuras ou reforços de peso. "Foi indispensável renovar com os 11 titulares da campanha da Série B. Isso para nós é muito importante, devido ao entrosamento. Agora vamos conversar com o Edinho (técnico campeão que já está de contrato renovado) e ver onde há carências para a gente suprir."

Graças ao sucesso, o formato centralizador será mantido por Estevão. "Por enquanto, seguirei como presidente", conta, sem estabelecer metas. "Não dá para dizer onde o time vai chegar em 2005."

A trajetória

Fundado em agosto de 2000, o Brasiliense foi campeão da segunda divisão estadual e subiu para a elite candanga. Chegou ao vice-campeonato estadual da primeira divisão logo no ano seguinte, quando um dos destaques da equipe era o meia Iranildo, contratado graças a uma parceria estabelecida por Estevão com o Flamengo.

O time tinha 14 novatos, pois em seu primeiro ano o Brasileiro era formado quase que exclusivamente por jogadores emprestados.

O segundo lugar no Estadual de 2001 garantiu uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte, competição que levaria o campeão à Copa Libertadores da América. E por muito pouco o Brasiliense não chegou lá.

Perdeu a final da competição nacional, em 2002, para o Corinthians, na época dirigido por Carlos Alberto Parreira. Meses depois, o clube de Luiz Estevão conquistou a Série C do Campeonato Brasileiro, garantindo assim uma vaga na segunda divisão.

Mas a ascensão no cenário nacional não fez o ex-senador desistir de um grande sonho: o título estadual, que só chegou em 2004. A base foi mantida e a equipe amarela levantou a taça da Série B do Campeonato Brasileiro, deixando para trás Bahia, Fortaleza e Avaí no quadrangular final.

 

 

Terra Redação

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho