Menu
SADER_FULL
segunda, 20 de maio de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Mercosul decide avançar na criação do Banco do Sul

22 Mai 2007 - 14h42

Os chanceleres e ministros da Economia dos cincos membros do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) concordaram nesta terça-feira, em Assunção, em dar continuidade ao projeto de criação do Banco do Sul.


O chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que o futuro Banco do Sul "é uma alternativa forte", uma aposta da América do Sul para acabar com o monopólio das tradicionais entidades financeiras internacionais.

"Eles nos pagam 2% ou 3% pontos por nosso dinheiro e nos cobram em contrapartida de 8% a 10% de juros quando nos emprestam dinheiro. Eles nos roubam. O banco do Sul é uma alternativa forte", frisou Maduro, referindo-se ao Fundo Monetário Internacional e ao Banco Mundial.

O ministro venezuelano comemorou a concretização da iniciativa, depois oito anos de insistência do presidente Chávez em todas as reuniões.

"O presidente Chávez havia oferecido este projeto aos Países não-aliados, aos países asiáticos, a nossos irmãos da África", explicou o secretário de Estado, ao finalizar a reunião extraordinária do Conselho do Mercado Comum do Sul.

Durante o encontro, o presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, afirmou que o banco já existe na realidade, mas fez algumas ressalvas.

"O Banco do Sul é uma realidade, mas temores que aperfeiçoar com o tempo seu funcionamento e gestão", destacou o presidente.

A carta de entendimento para a fundação do Banco do Sul será assinada dia 26 de junho em Caracas, Venezuela, no dia da abertura da Copa América de futebol.

Participaram do encontro desta terça-feira, cinco chanceleres e ministros da Economia e da Fazenda dos cinco sócios do Mercosul, preparatória da próxima cúpula cuja data foi marcada hoje para 28 e 29 de junho.

Após o encontro, os chefes de gabinete dos cinco governos e do Equador -país que participou como convidado- se reuniram com o presidente Nicanor Duarte no Palácio de Governo para discutir os termos do projeto financeiro.

 

 

Invertia

Deixe seu Comentário

Leia Também

MORTE GRIPE A
Criança de 11 meses morre por gripe Influenza
AÇÕES ROSE MODESTO
Rose Modesto quer aumentar pena por feminicídio, Assista a entrevista
SEQUESTRO
Suspeito de manter adolescente em cárcere privado é preso em flagrante
FATALIDADE
Caminhão enrosca em fiação elétrica e provoca morte de idosa em Pérola
DISCUSSÃO FATAL
Em briga de casal, pai arremessou vaso e matou criança de 9 meses
COVARDIA
Motorista fecha porta e dá chute em idoso para impedir embarque em ônibus. Veja o Video
FAMOSIDADES
Leticia Almeida recebe R$ 1 mil de pensão de Jonathan Couto e pede resisão para R$ 5 mil
CAMPO BELO RESORT - VÍDEO
VÍDEO: Olha o quem vem por aí no Campo Belo Resort, em breve um complexo aquático de tirar o fôlego
JUSTO - NO SENADO
Comissão do Senado aprova projeto que obriga presos a pagarem por suas despesas
ACIDENTE IMPRESSIONANTE - VÍDEO
Impressionante: câmera flagra colisão entre ônibus e caminhão, ASSISTA