Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Mercado sucroalcooleiro é promissor mas exige planejamento

29 Ago 2007 - 05h18

O mercado sucroalcooleiro é promissor, mas exige planejamento, essa é a avaliação que o coordenador-geral de açúcar e álcool, do Departamento da Cana-de-Açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Alexandre Benatinardi Strapasson, fez na manhã desta terça-feira (28), em palestra no Canasul 2007.

Em síntese, ele afirmou que, em função do atual panorama energético mundial, com o decréscimo das reservas petróleo, aumento do consumo energético internacional e crescente procupação com  o que chamou de "mais grave problema ambiental do planeta" , as mudanças climáticas, o Brasil tem à sua frente um momento promissor, em termos de mercado para energias e combustíveis renováveis, por ser o país do mundo com melhores condições para gerar e produzir tais fontes energéticas, entre as quais o álcool feito a partir da cana-de-açúcar.

Mas alertou: " O uso de determinada fonte de energia, seja ela qual for, passa por um planejamento estratégico. Mudar a matriz energética de um país não é uma coisa que acontece da noite para o dia, ainda mais porque o setor envolve questões de segurança. Isso significa que o setor sucroalcooleiro brasileiro precisa antes de tudo de planejamento para que possa atender à demanda mundial por alcool". 

Strapasson demonstrou o quanto a cana-de açúcar é competitiva em termos de volume produzido por hectare (6.500 l/ha) quando comparada, por exemplo, ao milho, fonte utilizada pelos Estados Unidos, atual campeão mundial na produção de etanol.Ele apontou ainda a padronização do produto, a comercialização em bolsas e a oferta por outros países para que o álcool possa a ser considerado uma commodity.

O coordenador encerrou sua apresentação descreven do algumas ações do governo federal em prol do comércio do etanol, tanto interna quanto externamente. Entre elas estão: mais recursos a serem disponibilados pelo BNDES para o financiamento do setor sucroalcooleiro (cerca de R$4 a R$5 bilhões em 2008); imposto de exportação zero para açúcar e álcool; tributação reduzida para veículos flex fuel; promoção internacional do etanol (parcerias com os estados Unidos, União européia, Japão, etc); criação da Embrapa agroenergia, em Brasília (DF) para pesquisas e,m biodiesel e etanol; atuação junto à OMC (Organização Mundial do Comércio) para a ruptura de subsídios internacionais ao etanol, entre outras.

 

 

TV Morena

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul