Menu
SADER_FULL
domingo, 9 de dezembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Médicos estudam terapias alternativas para a dor de cabeça

14 Out 2010 - 10h16Por Revista Veja
A prática milenar da acupuntura vem ganhando cada vez mais adeptos dentro da medicina no tratamento da dor de cabeça crônica. Mas, ainda assim, a técnica, apresentada durante o 24 Congresso Brasileiro de Cefaleia, em Gramado, é controversa e divide opiniões de especialistas. Ao seu lado, no rol de tratamentos que ainda suscitam dúvidas, está o fechamento do forame oval (canal que liga os dois lados do coração) em casos de enxaqueca. “Não há ainda provas irrefutáveis de uma possível relação. Todos os dados encontrados são muito precoces para dizer que o fechamento do forame oval traz benefício direto para a enxaqueca com aura”, diz Ariovaldo Alberto, presidente da Sociedade Mineira de Cefaleia. No entanto, há estudos mostrando que um terço dos pacientes que fizeram a operação cardíaca tiveram melhoras no quadro da doença.

O forame oval é um canal da espessura de uma caneta que liga as câmaras esquerda e direita do coração. Quando o bebê nasce e começa a respirar, a pressão no pulmão faz com que essa válvula se feche naturalmente. Mas cerca de 25% da população mundial tem esse canal aberto e não sabe. Por isso, a abertura acaba sendo descoberta em casos de acidente vascular sem causa aparente. “Mas pesquisadores começaram a perceber que quase 60% dos pacientes com enxaqueca com aura também tem o forame oval patente (FOP), ou seja, aberto. Mas ninguém ainda sabe qual a relação entre as duas condições”, diz Ariovaldo.

Uma das suspeitas, no entanto, é a de que quando o sangue do lado direito do coração escapa para o direito por essa válvula levando microbolhas com ele, um fenômeno chamado de depressão alastrante entre em ação. Isso significa que aquelas microbolhas chegam ao cérebro afetando mecanismos internos e diminuindo, assim, a atividade elétrica local – um dos causadores da aura. Mas nada que se sabe sobre o assunto ainda é seguro. “Eu não acredito que se deva sair investigando FOP na população geral e também não indicaria o fechamento para a cura da enxaqueca. Agora, se for uma mulher hipertensa, que fume, tenha enxaqueca com aura e tome pílula anticoncepcional, talvez a operação seja indicada para evitar um futuro AVC.”

Acupuntura – Um método eficiente de regular o mecanismo responsável por “sentir” a dor no cérebro, a acupuntura vem sendo usada como uma opção no tratamento das dores de cabeça crônicas. Esse tratamento, no entanto, não é feito apenas com as tradicionais agulhas. Aqui, os especialistas acrescentaram uma corrente elétrica que estimula o local. Outra diferença fundametal entre as duas técnicas é que a atual não segue a linha de pontos de energia do corpo (para um problema no fígado, por exemplo, aplicaria-se uma agulha na sola do pé. “Para tratar um paciente com enxaqueca, direciono a estimulação magnética para áreas motoras próximas à região do nervo occipital (que se situam na parte de trás da cabeça)”, diz Claudio Couto, coordenador do Ambulatório de Dor de Porto Alegre.

Em resumo, a nova teoria da estimulação intramuscular diz que quanto mais pontos estimulados naquela região muscular específica, melhores os resultados. Para diminuir e prevenir a dor de cabeça, então, não existe apenas um ponto no corpo, mas vários - e todos musculares. Mas essa tese ainda é controversa e vem sendo estudada mais de perto pela comunidade científica. Segundo Couto, um dos maiores especialistas no assunto no Brasil, as taxas de eficiência são suficientemente animadoras para o prosseguimento dos trabalhos. “O tratamento é seguro, com baixíssimos efeitos colaterais e a grande parte dos pacientes tratados até o momento tiveram uma melhora significativa na dor, nas crises e na qualidade de vida”, diz.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINA - ALMOÇO NO PESQUEIRO
Pesqueiro 7 Bello serve delicioso almoço com pratos típicos do peixe neste domingo em VICENTINA
COVARDIA
Mulher agride menino autista em playground e vídeo viraliza
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Nicolau descobre que Diana luta karatê e fica em choque
ACUMULOU
Ninguém acerta a mega-sena e prêmio acumula em R$ 30 milhões
VIOLENCIA
'Tiro, porrada e bomba': festa em universidade acaba em pancadaria e PM responde com violência
NOVELA GLOBAL
Gabriel confronta Valentina em “O Sétimo Guardião”
ARROCHO
Regra defendida por Bolsonaro tira R$ 1,1 mil por mês das novas aposentadorias
BARBÁRIE
Mulher é presa após atear fogo em cachorro
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Feliciano foi muito rico e ajudou Valentina no passado
SE DEU MAL
Assaltante é morto após fazer idosa de 83 anos refém no Rio de Janeiro