Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Médicos estudam terapias alternativas para a dor de cabeça

14 Out 2010 - 10h16Por Revista Veja
A prática milenar da acupuntura vem ganhando cada vez mais adeptos dentro da medicina no tratamento da dor de cabeça crônica. Mas, ainda assim, a técnica, apresentada durante o 24 Congresso Brasileiro de Cefaleia, em Gramado, é controversa e divide opiniões de especialistas. Ao seu lado, no rol de tratamentos que ainda suscitam dúvidas, está o fechamento do forame oval (canal que liga os dois lados do coração) em casos de enxaqueca. “Não há ainda provas irrefutáveis de uma possível relação. Todos os dados encontrados são muito precoces para dizer que o fechamento do forame oval traz benefício direto para a enxaqueca com aura”, diz Ariovaldo Alberto, presidente da Sociedade Mineira de Cefaleia. No entanto, há estudos mostrando que um terço dos pacientes que fizeram a operação cardíaca tiveram melhoras no quadro da doença.

O forame oval é um canal da espessura de uma caneta que liga as câmaras esquerda e direita do coração. Quando o bebê nasce e começa a respirar, a pressão no pulmão faz com que essa válvula se feche naturalmente. Mas cerca de 25% da população mundial tem esse canal aberto e não sabe. Por isso, a abertura acaba sendo descoberta em casos de acidente vascular sem causa aparente. “Mas pesquisadores começaram a perceber que quase 60% dos pacientes com enxaqueca com aura também tem o forame oval patente (FOP), ou seja, aberto. Mas ninguém ainda sabe qual a relação entre as duas condições”, diz Ariovaldo.

Uma das suspeitas, no entanto, é a de que quando o sangue do lado direito do coração escapa para o direito por essa válvula levando microbolhas com ele, um fenômeno chamado de depressão alastrante entre em ação. Isso significa que aquelas microbolhas chegam ao cérebro afetando mecanismos internos e diminuindo, assim, a atividade elétrica local – um dos causadores da aura. Mas nada que se sabe sobre o assunto ainda é seguro. “Eu não acredito que se deva sair investigando FOP na população geral e também não indicaria o fechamento para a cura da enxaqueca. Agora, se for uma mulher hipertensa, que fume, tenha enxaqueca com aura e tome pílula anticoncepcional, talvez a operação seja indicada para evitar um futuro AVC.”

Acupuntura – Um método eficiente de regular o mecanismo responsável por “sentir” a dor no cérebro, a acupuntura vem sendo usada como uma opção no tratamento das dores de cabeça crônicas. Esse tratamento, no entanto, não é feito apenas com as tradicionais agulhas. Aqui, os especialistas acrescentaram uma corrente elétrica que estimula o local. Outra diferença fundametal entre as duas técnicas é que a atual não segue a linha de pontos de energia do corpo (para um problema no fígado, por exemplo, aplicaria-se uma agulha na sola do pé. “Para tratar um paciente com enxaqueca, direciono a estimulação magnética para áreas motoras próximas à região do nervo occipital (que se situam na parte de trás da cabeça)”, diz Claudio Couto, coordenador do Ambulatório de Dor de Porto Alegre.

Em resumo, a nova teoria da estimulação intramuscular diz que quanto mais pontos estimulados naquela região muscular específica, melhores os resultados. Para diminuir e prevenir a dor de cabeça, então, não existe apenas um ponto no corpo, mas vários - e todos musculares. Mas essa tese ainda é controversa e vem sendo estudada mais de perto pela comunidade científica. Segundo Couto, um dos maiores especialistas no assunto no Brasil, as taxas de eficiência são suficientemente animadoras para o prosseguimento dos trabalhos. “O tratamento é seguro, com baixíssimos efeitos colaterais e a grande parte dos pacientes tratados até o momento tiveram uma melhora significativa na dor, nas crises e na qualidade de vida”, diz.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS