Menu
SADER_FULL
RIO_DOURADOS
Busca
SUCURI_MEGA
Brasil

Médicos de províncias argentinas vêm ao Brasil para ganhar o dobro

5 Set 2013 - 13h48Por Uol

O jornal argentino El Clarín publicou nesta quinta-feira (5) reportagem dizendo que graças ao programa Mais Médicos, de Dilma Rousseff, que oferece por volta de 4.200 dólares mensais por 40 horas de trabalho semanais, o dobro pago naquele país, os poucos médicos que atuam em províncias que fazem fronteira com o Brasil estão emigrando para cá.

O artigo diz que a situação é delicada e cita a província de El Soberbio onde dos oito médicos que lá atendiam, três estão vindo para o programa brasileiro. Segundo a publicação, o Secretário de Saúde Pública de Misiones, Oscar Herrera Ahuad, protestou dizendo "Eles estão levando nossos médicos, independentemente da especialidade, o que é algo que causa grande preocupação".

Ahuad afirmou que conversará com o governador de Misiones, Maurice Closs, para que uma queixa seja formulada ao Brasil, pois os médicos que estão emigrando atuam em áreas semelhantes nas quais atuariam em nosso país, ou seja, onde há falta de profissionais. Segundo o artigo, os hospitais do interior serão os que mais sofrerão com a perda de profissionais.

A reportagem continua mostrando que até agora, só na primeira fase do Mais Médicos, 73 médicos saíram da Argentina. Porém, a publicação diz que isso "é apenas a ponta do iceberg", pois a partir de 13 de setembro será aberta uma segunda chamada. A estimativa é de que mais 20 médicos, que trabalham nas províncias, também irão se inscrever para o programa.

Fechando o artigo, informam que há 1,8 médicos para cada mil habitantes no Brasil contra os 3,2 da Argentina e, como acontece por lá, em algumas regiões brasileiras a quantidade de profissionais, no entanto, é menor que a média nacional e que em cinco Estados brasileiros há menos de um médico para cada mil habitantes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BBB 18 - Vencedora
Veja a casa de Gleici, do'BBB 18': Sister teve o pai assassinado pelo tráfico e passou fome
Concurso Público
Polícia Federal publica autorização para promover concurso público com 500 vagas
BBB 18
'BBB 18': Gleici fala sobre planos para mudar a vida após vencer o programa
Novela Global
Fim de 'Outro lado': Clara declara amor a Gael
Fatalidade
Trabalhador morre eletrocutado em propriedade rural
Tragedia
190km/h: Motorista e passageiro morrem em grave acidente
Tapetão
MP entra no caso e Palmeiras se 'arma' para anular a final do Paulistão
Macabro
Até ser descoberto, homem pedia marmita para o pai morto
VICENTINA - PAIXÃO DE CRISTO
Assista a 'Paixão de Cristo' realizada pela Paróquia Nossa Senhora dos Apóstolos em Vicentina
BBB 18 - Final
Campeã do 'BBB18', Gleici quer manter romance com Wagner: 'Lutei pra conquistar'