Menu
SADER_FULL
quinta, 19 de julho de 2018
PASSARELA
Busca
DR. SHAPE
Brasil

MEC vai intensificar fiscalização do ensino superior

29 Dez 2004 - 15h50
Um novo processo de verificação da qualidade do ensino superior será implementado a partir de 2005. O ministro da Educação, Tarso Genro, assinou ontem (27) duas portarias que incentivam a fiscalização nessas instituições.

Uma das portarias diz respeito a verificação anual de cursos superiores autorizados pelo Ministério da Educação. Atribui ao Departamento de Supervisão do Ensino Superior (Desup) do MEC, a seleção dos cursos superiores autorizados pelo Ministério ou criados por instituições de educação superior, com base na sua autonomia, para verificação in loco. Já a outra portaria, fecha por três anos as oportunidades de solicitação de cursos para a instituição que iniciar a ofertá-los antes de cumprir os procedimentos estabelecidos pelo MEC.

O ministro Tarso Genro diz que essas duas portarias representam um "marco regulatório forte". "Essas duas portarias são muito duras. Implementamos a verificação de cursos já instalados, coisa que não era feita. Como também tomamos medidas que impedem a tramitação de processos de instituições que se adiantarem no funcionamento sem a nossa permissão."

Tarso explica que os critérios de avaliação dos cursos superiores serão feitos por amostragem e por denúncia. "Essa verificação não será uma avaliação da qualidade do curso. Vamos ver se estão sendo cumpridos os pressupostos que caracterizavam o Plano de Desenvolvimento Institucional daquela instituição."

Os cursos que participarão da amostragem serão divulgados pela Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) até o final de fevereiro de cada ano. Na verificação, especialistas escolhidos pelo Desup avaliarão nas instituições o andamento dos projetos, segundo os planos de trabalho apresentados e aprovados pelo MEC. A portaria determina ainda que a escolha dos cursos considere a representação das instituições por região demográfica e a distribuição nas diferentes áreas de conhecimento.
 
 
Agência Brasil

Deixe seu Comentário

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
Fátima do Sul: O Boticário lança linha de cuidados masculinos e mostra que homens também se cuidam
ACIDENTES NAS ESTRADAS
Acidente grave: nove caminhões e um morto na BR-376
POLEMICA
Transexual é retirada algemada de banheiro público feminino em Araruama
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Remy agarra Luzia e Ícaro salva a mãe de ser estuprada
TURISMO PELO BRASIL E MUNDO
Indústria de Hotéis aguarda aprovação dos jogos para captar bilhões em produtos turísticos
AGORA EM DOURADOS - MS
UNIPAR EAD com cursos de Educação Física, Letras, Marketing e mais 22 cursos, Confira todos aqui
TRAGEDIA
Acidente chocante em Foz: casal morre na hora em batida
NOVELA GLOBAL
Aliada de Laureta, Rosa se vinga do pai e o humilha no restaurante em ‘Segundo sol’
GRANA
Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Severo é preso e humilha Roberval