Menu
SADER_FULL
segunda, 25 de junho de 2018
PASSARELA
Busca
DR. SHAPE
Brasil

MEC indica 2005 como o ano da qualidade do ensino básico

28 Dez 2004 - 16h08
O Ministério da Educação vai investir, em 2005, R$ 470 milhões na formação de professores do ensino médio e na complementação salarial desses profissionais nos estados em que a remuneração é muito baixa. De acordo com o ministro Tarso Genro, o MEC está concluindo os estudos e deverá apresentar a proposta ao Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), em janeiro.

Previstas no orçamento do próximo ano, as verbas serão liberadas aos estados mediante apresentação de programas de qualidade e compromisso com metas. “Os recursos especiais não serão retirados daqueles disponibilizados pelo orçamento para o ensino fundamental, sejam destinados à formação, sejam para custeio da merenda escolar”, explicou o ministro.

Entre os critérios a serem considerados pelo MEC para que os estados se candidatem às verbas está a baixa qualificação dos professores do ensino médio combinada com baixa remuneração. Outro critério é a oferta de cursos noturnos de nível médio em zonas muito pobres, nas quais os alunos necessitem de complementação alimentar para o bom aproveitamento das aulas.

Fundebinho
Para o ministro Tarso Genro, o MEC denomina esse conjunto de ações de “Fundebinho”, já que os critérios a serem negociados com o Consed para os programas deverão contemplar, pelo menos em parte, o conteúdo da futura regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), após aprovação de emenda constitucional pelo Congresso Nacional.

A proposta de emenda que cria o Fundeb deve ser encaminhada ao Congresso na abertura dos trabalhos legislativos, em 2005, quando as simulações financeiras estiverem prontas e o acordo com a área econômica do governo, fechado, segundo o ministro. A data foi definida ontem, dia 27, em audiência com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Terra Redação

Deixe seu Comentário

Leia Também

FINAL
Saiba qual será o final surpreendente de Apocalipse na Record
ENTRETENIMENTO - SAÚDE
Padre Fábio de Melo sofre da síndrome do pânico e fala como administra a doença
NOVELA GLOBAL
'Segundo Sol': Laureta revela para a família de Rosa que ela é prostituta
GOVENO NÃO CUMPRE
Caminhoneiros anunciam nova paralisação, mas trabalhadores de MS não devem participar
RAIVA HUMANA
Morte de turista por raiva humana é confirmada em Ubatuba
NOVELA GLOBAL
Valentim sofre grave acidente de carro
INACEITAVEL
Mãe de jovem morto no Rio: “É um Estado doente que mata criança com roupa de escola”
HAJA CORAÇÃO
Neymar é o autor do gol mais tardio, em tempo normal, de uma Copa na história
COPA DO MUNDO
No sufoco, Brasil supera a Costa Rica e consegue primeira vitória na Copa do Mundo
NOVELA GLOBAL
Segundo Sol: Rosa coloca fim em relação com Ícaro e ele toma atitude