Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 24 de setembro de 2018
SADER_FULL
Busca
DR. SHAPE
Brasil

MEC indica 2005 como o ano da qualidade do ensino básico

28 Dez 2004 - 16h08
O Ministério da Educação vai investir, em 2005, R$ 470 milhões na formação de professores do ensino médio e na complementação salarial desses profissionais nos estados em que a remuneração é muito baixa. De acordo com o ministro Tarso Genro, o MEC está concluindo os estudos e deverá apresentar a proposta ao Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), em janeiro.

Previstas no orçamento do próximo ano, as verbas serão liberadas aos estados mediante apresentação de programas de qualidade e compromisso com metas. “Os recursos especiais não serão retirados daqueles disponibilizados pelo orçamento para o ensino fundamental, sejam destinados à formação, sejam para custeio da merenda escolar”, explicou o ministro.

Entre os critérios a serem considerados pelo MEC para que os estados se candidatem às verbas está a baixa qualificação dos professores do ensino médio combinada com baixa remuneração. Outro critério é a oferta de cursos noturnos de nível médio em zonas muito pobres, nas quais os alunos necessitem de complementação alimentar para o bom aproveitamento das aulas.

Fundebinho
Para o ministro Tarso Genro, o MEC denomina esse conjunto de ações de “Fundebinho”, já que os critérios a serem negociados com o Consed para os programas deverão contemplar, pelo menos em parte, o conteúdo da futura regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), após aprovação de emenda constitucional pelo Congresso Nacional.

A proposta de emenda que cria o Fundeb deve ser encaminhada ao Congresso na abertura dos trabalhos legislativos, em 2005, quando as simulações financeiras estiverem prontas e o acordo com a área econômica do governo, fechado, segundo o ministro. A data foi definida ontem, dia 27, em audiência com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Terra Redação

Deixe seu Comentário

Leia Também

FUGA FRACASSADA
Tentativa de fuga termina com agente de cadeia e detentos feridos
ASSASSINATO
Por quebrar "pacto de sangue" homem é assassinado juntamente com amigo
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Mistérios sobre passado de Karola começam a ser revelados
CORRIDA PRESIDENCIAL
Haddad continua disparada em pesquisa do BTG e se consolida no 2º turno
CASAL BRUMAR
Bruna Marquezine e Maraina Ruy Barbosa se afastam e climão na Itália alerta internautas
MARIA DA PENHA
Após deixar hospital, mulher esfaqueada pelo ex diz: 'Não deixe passar em vão'
CAPITULO FINAL
Saiba tudo que vai acontecer no fim de 'Orgulho e paixão'
MUTANTE
Grife inova em passarela com modelos de 'três seios'
EMBOSCADA
Homem é assassinado na frente do filho de seis anos
FAMOSIDADES
Xuxa rompe silêncio sobre Marlene Mattos e traições de Pelé: ‘Me fez coisas muito feias’